Avançar para o conteúdo principal

Escritor de sucesso

Como se tornar um escritor de sucesso?
carregue para ampliar
Podem passar o dia à espera que o comboio se atrase e planear 5 livros de cabeça em três horas (como a autora de Harry Potter) mas o mais provável é que tenham de fazer trabalho muito sério. Para facilitar o trabalho existem ferramentas informáticas e apoio de outros escritores tal como o disponibilizado em http://www.spacejock.com/ .
O autor do site é Hal Spacejock, um escritor australiano de ficção científica, que não se limita a escrever mas que partilha o seu talento, quer na escrita quer ao nível informático. Para além de disponibilizar gratuitamente pequenos e bons programas informáticos (ex: base de dados para registar livros, leitores de e-books e outras pequenas utilidades) disponibiliza artigos sobre a escrita e publicação de livros.
Os candidatos a escritores de ficção / romance podem utilizar o programa yWriter que será um óptimo auxiliar na escrita do livro permitindo uma organização e estruturação do trabalho: nem pense começar a escrever um livro de 600 páginas num editor de texto como o Word!
Qual a vantagem deste programa? Permite dividir o trabalho (projecto) em capítulos compostos por cenas (segmentos do desenvolvimento da acção), organizá-las de uma forma gráfica, alterar a ordenação das cenas e registar evolução do trabalho. Muito útil é a organização visual do trabalho e o registo de conflitos entre cenas. Este tipo de programas (a maioria são comerciais) é o que mais se aproxima da experiência de trabalhar com folhas de papel ... sem os defeitos que aí aparecem. A formatação não é nada de especial ... mas já sabem que a formatação num livro é trabalho para o paginador e da responsabilidade do editor ... o escritor só tem de entregar o texto! Vale a pena experimentar ... http://www.spacejock.com/yWriter.html

Para ficar a conhecer os truques do ofício são ainda disponibilizados uma série de artigos destinados a futuros escritores em http://www.spacejock.com.au/Articles.html
  • Article 1: How to write a novel
  • Article 2: How to get published
  • Article 3: How to get an Agent
  • Article 4: How to self publish... and why!
  • Article 5: How to beat writer's block
  • Article 6: How to write a query letter
  • Article 7: About POD - Print on demand publishing
  • Reference: Recommended books on writing, publishing and contracts

Outros recursos:

- Dicas da escritora e editora Jo Parfitt que abarca igualmente os textos de não-ficção no book tips booklet book-tips.pdf
- Da Universidade de Minnesota e especialmente para estudantes: The Writing Process http://www.owc.umn.edu/The_Writing_Process.html
- Conselhos para publicação de autor: http://www.inktreemarketing.com

Assim se podem reduzir os 99% de transpiração requeridos para o sucesso e só faltará o tal 1% de inspiração de modo a alcançarem o sucesso de J.K. Rowling !

Comentários

Diogo Lyra disse…
Putz cara, grande dica!
Teu blog é muito interessante e já está no meu favoritos para futuras consultas.
Abraços,
Diogo.

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Porque amo a minha biblioteca escolar?

"Why I Love My School Library" é o tema do MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares que se comemora em Outubro de 2018.
Um tema que, segundo a IASL, se enquadra no objetivo deste ano de análise aos impactos da biblioteca escolar.
Porque amo a minha biblioteca escolar? Outubro será um bom momento para pensar nas nossas bibliotecas e nos nossos utilizadores. Porque é que gostamos das bibliotecas escolares? E o que não gostamos nelas?  Duas perguntas importantes e a fazer desde já. Todas as respostas serão motivos para estratégias de melhoria a realizar ao longo do ano letivo que agora se inicia.


Infos: IASL - https://iasl-online.wildapricot.org/advocacy/islm/index.html

DigCompEdu Competência Digital para Educadores

Foi lançado, em português, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu, um documento destinado docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal.

Nele são apresentadas 22 competências, organizadas em 6 áreas, e um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital.
Este referencial, criado no âmbito da iniciativa DigComp da Comissão Europeia, pretende ajudar os estados membros na promoção das competências digitais dos seus cidadãos e impulsionar a inovação na educação.

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Responde à consciencialização crescente entre muitos estados membros europeus que os educadores precisam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais …