Publicidade em bibliotecas

A imagem das bibliotecas na publicidade

Neste verão surgiram na TV portuguesa dois spots televisivos de duas marcas de bebidas em que a acção se desenrola numa biblioteca.

Os filmes publicitários são ambos nacionais e as duas bibliotecas são reais mas representadas de formas diferentes

O primeiro filme intitulado "Reflexo" é um anúncio da Super Bock. Ao som de Moby e com imagens em 'slow motion' surge um raio de sol dourado, projectado através de um copo de cerveja colocado no castelo de S. Jorge, que se espalha pela cidade de Lisboa não deixando ninguém indiferente. No final entra pela janela da biblioteca onde estão jovens a estudar dirigindo-se então todos para o castelo e para a luz!
Objectivo da marca: Associar a marca aos momentos autênticos e simples da vida.






A biblioteca apresentada é a da Escola Secundária Marquês de Pombal, onde a luz dourada (já agora foi um efeito ao vivo!) fica muito bem numa biblioteca de madeira castanha (aquelas tradicionais até ao tecto) ponteada com candeeiros verdes sobre cada mesa. A biblioteca é representada como um espaço sereno, agradável ... mas pronto ... a malta sai da biblioteca para ir para os copos !!! Pena ainda que não tenha sido escolhida uma biblioteca da rede de bibliotecas escolares ... pode ser que agora a Escola Secundária Marquês de Pombal entre na rede!

Links:


O segundo filme intitulado "Biblioteca" desenrola-se integralmente na biblioteca Municipal José Saramago em Loures promovendo a Lipton Ice Tea em lata ... para um Time out, ou seja uma pausa das que valem a pena (o conceito é da empresa !).
A acção mostra um leitor a escolher o livro na estante, sendo atingido por uma bola de futebol e raptado em ombros pelos amigos que correm para a saída em alta gritaria. Claro que levaram um grande Ssshhhh da funcionária. Pelo meio ainda têm tempo de oferecer uma latinha à técnica ... que bebe com prazer .. !




Neste filme a imagem amarela do Lipton é contrastada com uma contraposta à biblioteca com cores cruas e frias bem num ambiente cheio de sombras (ainda por cima numa biblioteca com paredes em que o betão).
Aqui o objectivo da mensagem é muito simples: uma pausa na rotina da vida. A biblioteca não fica muito bem na "fotografia" pois a cor da imagem é desagradável e para além da gritaria de felicidade por sair da biblioteca e da bola que entrou sem ninguém dar conta a funcionária bebe o sumo oferecido ... certamente ao arrepio das normas da biblioteca sobre líquidos em recipientes abertos! Tenho de ir ver o regulamento deles !
Detalhe: cravados nas paredes da biblioteca são visíveis títulos de obras literárias e suas datas com a Jangada de Pedra em destaque.
Pontos a favor, para além da biblioteca ser bonita e funcional, a imagem da técnica ... ainda tem os óculos mas está longe dos estereótipos da classe pois é nova, bem vestida e tem os cabelos soltos!

Links:

Cerveja ou Ice Tea ... a escola é sua! No fim de contas as bibliotecas em geral não ficaram mal vistas. Aproveitando a onda, num próximo post falarei da imagem dos bibliotecários no cinema e estereótipos da classe.

Este artigo foi escrito com inspiração no artigo do blog "Rato de biblioteca"
http://ratodebiblioteca.blogspot.com/