Avançar para o conteúdo principal

Katrina nas bibliotecas

O furacão Katrina que atingiu os EUA, nomeadamente a Louisiana, Mississipi e Alabama, provocou um desastre natural de elevadas consequências materiais, ambientais e humanas.
Quando ainda decorrem as tentativas de socorro a seres humanos, avaliam-se igualmente as consequências materiais.
Naturalmente afectados foram os recursos históricos, culturais e documentais dessas comunidades, correndo agora o risco de deterioração pelo efeito das águas que levarão ainda alguns meses a regressarem ao nível e zonas habituais.
As bibliotecas, arquivos e museus de Nova Orleães foram afectadas, os edifícios resistiram mas vários foram inundados (alguns com água até ao segundo piso), sendo igualmente difícil contactar com os funcionários e técnicos.
Numa altura em que é difícil apurar as reais condições dos documentos e instalações, a ALA criou uma
página para acompanhar os acontecimentos.

Ironia do destino, e segundo o blog Library Dust, o livro de John M. Barry's Rising Tide: The Great Mississippi Flood of 1927 and How It Changed America era o livro em destaque este ano na New Orleans Public Library tendo sido desenvolvidas conferências sobre a temática.

O trabalho de recuperação já começou com destaque para as iniciativas da Beauregard Parish Library no apoio aos desalojados, quer através do registo de pessoas socorridas, empréstimos de documentos em abrigos, quer no serviço de Internet e impressão gratuita a todos os detentores de cartão de leitor da cidade: http://library.beau.org/

Como ajudar?

- Os alunos da LSU School of Library and Information Science criaram uma Yahoo list para recrutar voluntários no trabalho de recuperação das bibliotecas e apoio aos seus trabalhadores e familias
- Para ajudar as bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e académicas a Louisiana Library Association criou o fundo "Louisiana Library Disaster Relief Fund" solicitando donativos por cheque passados em nome de LLA-Disaster Relief e enviados para:

LLA // 421 South 4th Street, // Eunice, LA 70535.

- Donativos gerais em Disaster Relief Fund da Cruz Vermelha
- A
IFLA já disponibilizou a sua ajuda através do recém criado Relief and Development Partnership

Páginas úteis:

Comentários

Paulo Izidoro disse…
A associação norte-americana Young Adult Library Services Association (YALSA) criou uma lista de livros para jovens sobre grandes desastres e histórias de sobrevivência.

A lista, que contém obras de ficção e de não-ficção, destina-se a ajudar os bibliotecários e educadores para livros que possam ajudar os jovens a lidar e superar o drama emocional vivido com o furacão Katrina.

Ver listagem

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson