Katrina nas bibliotecas

O furacão Katrina que atingiu os EUA, nomeadamente a Louisiana, Mississipi e Alabama, provocou um desastre natural de elevadas consequências materiais, ambientais e humanas.
Quando ainda decorrem as tentativas de socorro a seres humanos, avaliam-se igualmente as consequências materiais.
Naturalmente afectados foram os recursos históricos, culturais e documentais dessas comunidades, correndo agora o risco de deterioração pelo efeito das águas que levarão ainda alguns meses a regressarem ao nível e zonas habituais.
As bibliotecas, arquivos e museus de Nova Orleães foram afectadas, os edifícios resistiram mas vários foram inundados (alguns com água até ao segundo piso), sendo igualmente difícil contactar com os funcionários e técnicos.
Numa altura em que é difícil apurar as reais condições dos documentos e instalações, a ALA criou uma
página para acompanhar os acontecimentos.

Ironia do destino, e segundo o blog Library Dust, o livro de John M. Barry's Rising Tide: The Great Mississippi Flood of 1927 and How It Changed America era o livro em destaque este ano na New Orleans Public Library tendo sido desenvolvidas conferências sobre a temática.

O trabalho de recuperação já começou com destaque para as iniciativas da Beauregard Parish Library no apoio aos desalojados, quer através do registo de pessoas socorridas, empréstimos de documentos em abrigos, quer no serviço de Internet e impressão gratuita a todos os detentores de cartão de leitor da cidade: http://library.beau.org/

Como ajudar?

- Os alunos da LSU School of Library and Information Science criaram uma Yahoo list para recrutar voluntários no trabalho de recuperação das bibliotecas e apoio aos seus trabalhadores e familias
- Para ajudar as bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e académicas a Louisiana Library Association criou o fundo "Louisiana Library Disaster Relief Fund" solicitando donativos por cheque passados em nome de LLA-Disaster Relief e enviados para:

LLA // 421 South 4th Street, // Eunice, LA 70535.

- Donativos gerais em Disaster Relief Fund da Cruz Vermelha
- A
IFLA já disponibilizou a sua ajuda através do recém criado Relief and Development Partnership

Páginas úteis: