Avançar para o conteúdo principal

nunca se sabe

Porque "nunca se sabe o que vão ser"

A escola enquanto lugar de convívio, cultura, prática social, trocas de saber é a instituição mais importante nos primeiros 20 anos de vida de um indivíduo, ultrapassando a muita distância a tradicional família. A escola não são só as cadeiras de madeira das salas de aula, são igualmente constituídas por bancos de cimento de jardim, cadeiras de plástico do bufete, cadeiras almofadadas das bibliotecas, topos de muros, lanços de escadas e ... espaços entre eles.

No início do mês que marca o arranque de mais um ano lectivo impõe-se uma reflexão sobre o público que vai frequentar as nossas escolas, que cultura possuem, que vivências tiveram nestes seus primeiros anos. E como a cultura é feita de marcos históricos e estes passam a constituir substrato geracional à medida que se tornam passado longínquo, quais serão os elementos que estes jovens possuem como "normais", o que os moldou, que elementos culturais têm por garantido ou quais os que nunca sentiram como reais a não ser num documentário histórico, qual o seu referencial mental?
Este é o desafio a todos os educadores ao tentarem aproximar a distância de gerações na construção de um futuro com pontos de contacto.


Nos últimos anos tem surgido uma lista de acontecimentos e factos que caracterizam a geração dos alunos que entram na faculdade naquele ano: a Mindset list, criada pelo Americano Beloit College (Wisconsin). Assim este ano já foi publicada a lista "turma de 2009" para os que nasceram em 1987 e têm hoje 18 anos. E este ano em nº 49 surge mais uma afirmação que caracteriza esta geração mas que nos deixa a ler duas vezes:

Libraries have always been the best centers for computer technology
and access to good software

Ou seja, estes alunos não conheceram as bibliotecas antigas como sendo uma coisa normal, mas antes como ... bibliotecas antiquadas! É certo que ainda não podemos colocar este item numa lista para alunos portugueses de 18 anos ... mas as Bibliotecas Escolares com a Rede de Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas Municipais com a Rede de Leitura Pública têm trabalhado para ... uma nova 'normalidade'!

Sendo certo que esta lista é naturalmente centrada nos Estados Unidos, pode consultar uma nova lista ... mas agora centrada na Nova Zelândia, a New Zeland Mindset List da Universidade Massey de Albany. E que tal uma lista equivalente para Portugal ?

Porque sobre os alunos "nunca se sabe o que vão ser" mas a todos nos cumpre mais um ano na missão de os fazer chegar mais longe.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…