Comenius Bibliotecas - Belgica

No decurso de um projecto Comenius de desenvolvimento escolar o dia 2o de Outubro foi dia de reunião das bibliotecas das escolas secundárias de Ghent (Bélgica), Lepe (Espanha) e Albufeira.
Em Ghent, uma cidade linda (e isto mesmo depois de visitar Brugges que é uma bela cidade!) pudemos conhecer a realidade de outro país. E meus senhores... o país é lindo, organizado, ecológico, alta qualidade turística em todos os aspectos (falando de Bruxelas, Autuérpia, Brugges e Ghent).
Já quanto a educação são mais espartanos e assim se compreende porque razão Portugal é dos países que mais gastam com educação: onde se gasta em educação não é ali. Condições de trabalho? Nada a invejar. Mas o trabalho não é menor.
E como explicar o facto de as nossas bibliotecas terem alunos todo o dia? Sim o facto de os alunos estarem todos em aulas das 8 às 16 ... parece uma utopia mas é real. Assim as bibliotecas (em duas escolas de cidades diferentes) só abrem das 16 às 18. Antes são "simples" salas de aulas.
Aqui ficam algumas imagens

Biblioteca escolar em Ghent
Reunião de trabalho
Biblioteca escolar em Ostend: do outro lado da mesa era outra fiada de ecrans planos ... mas só é biblioteca das 16.00 às 18.00 quando terminam as aulas e os alunos têm tempo para ir à biblioteca. Até lá é uma sala de informática. Pergunta do director: "E como é que em Portugal têm alunos durante o dia sem aulas?" Sem comentários.