ALA - TaskForce bibliotecas escolares

Nos Estados Unidos da América as dificuldades económicas que as bibliotecas públicas e escolares têm sofrido levaram ao seu encerramento ou funcionamento em horários reduzidos em muitos locais. E isto num país que instituiu ambiciosos planos de leitura como o “reading first” integrado no projecto “No Child Left Behind” .
A Associação Americana de Bibliotecas (ALA), tendo em conta estudos que apresentam o impacto positivo das bibliotecas escolares no desempenho escolar dos alunos, apresentou em 2003 uma resolução sobre as bibliotecas escolares. Aí defendia-se a necessidade da existência de fundos próprios para bibliotecas escolares que deveriam ainda ser dirigidas por profissionais certificados.
No sentido de implementar esta resolução, a mesma associação criou em Julho uma comissão especial sobre Bibliotecas escolares que irá apresentar um relatório em Janeiro de 2006 onde deverá analisar:
  • Análise do estado do serviço de bibliotecas escolares nos EUA.
  • Identificar as questões e temas que afectam as bibliotecas escolares e os especialistas de informação em bibliotecas escolares.
  • Avaliar opções de resposta a estas questões.
  • Apresentar recomendações para estratégias a serem implementadas pela ALA de modo a reforçar as bibliotecas escolares a nível nacional.

Seria interessante ver um trabalho destes em Portugal, mas em todo o caso vamos ficar atentos ao relatório dos “states” lá para Janeiro.

Links: