Avançar para o conteúdo principal

Futuro do Unimarc

Realizou-se nos dias 20 e 21 de Março na Fundação Calouste Gulbenkian organizada pela Biblioteca Nacional no âmbito das actividades da IFLA a onferência "Unimarc & friends : charting the new Landscape of library standards".
Durante dia e meio foram apresentadas diversas comunicações (em inglês) sobre o futuro do Unimarc para um público internacional (com algumas dezenas de países representados). Estivemos mais num mundo de possibilidades do que de realidades
Não vou explicar aqui tudo - tivessem ido lá! - mas deixo algumas das palavras fortes do encontro:
FRBR, FRAR, FSRAR, GARR, RDA, XML, MarcXML, MarcXchange, MODS, METS, PREMIS, e uns novos irmãos para o ISBN e ISSN (ISRC, ISWC, ISAN, ISTC, ISPI, ISCI).
Mas se pensam que pela amostra de siglas e termos técnicos foi um encontro intragável estão enganados: as comunicações foram muito acessíveis (excepto a de um conferencista russo quer pelo seu inglês e à vontade em público quer pelo tema ser muito técnico). Aliás tivemos direito a uma agradável contextualização histórica naquilo que se pode tomar como uma verdadeira operação de marketing do Unimarc.

Algumas ideias ressaltaram das comunicações:

  • O Unimarc não está absolutamente condenado mas o mundo real implica uma ligação ao XML
  • É necessário trabalhar mais para as necessidades do utilizador do que para a simples troca de registos.
  • A descrição de recursos deve ser orientada para o ambiente digital (internet) de forma multinacional e independente de formatos
  • O trabalho ao nível das autoridades afigura-se como determinante e uma das áreas onde será necessário ligar-se ao mundo real (editores à cabeça)
  • A Fereberização (de FRBR ou Functional Requirements for Bibliographic Records e correspondentes requirimentos para as autoridades e assuntos) está em marcha: as ISBD que se "cuidem"!
  • O "mundo real" quer o XML para interoperabilidade
  • O ISO 2709 como nunca se quis tornar um formato standard tem os dias contados para "coisas" baseadas em XML
  • Não se pode substituir o Unimarc no mundo das bibliotecas, alterando toda uma estrutura de registos existentes. Só uma solução de evolução poderá permitir que o mundo real e as bibliotecas interajam.
  • É preciso trazer os editores para o mundo Unimarc, que se deve tornar mais aberto e com menos sabores locais.
  • As ISBD e o XML e outros amigos do Unimarc têm de caminhar para o "mesmo lado"

Como nota final .. o Unimarc Bibliográfico teve uma actualização em Novembro 2005 (ainda só disponível em Inglês) mas já está em revisão tendo o Comité Permanente do Unimarc da IFLA reunido no dia 22 à tarde na Biblioteca Nacional para iniciar mais um processo de revisão.

Mais tarde, com tempo e paciência, voltarei a estes temas aqui lançados, que há pano para mangas.

Sites úteis:

Comentários

bem haja quem divulga aos muito que não puderam Ir.

já procurei info sobre o que lá se passou e não obtive resultados compatíveis.

...mas antes do XML e afins todos convergirão para ao MARC améééricááno

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Criar cartazes online

A frase é do livro Inkheart (Coração de Tinta) de Cornelia Funke, o poster foi criado (em segundos) no site http://wigflip.com/automotivator onde também pode criar os seus cartazes motivacionais. Claro que os pode criar num programa de desenho mas muitas vezes faltam-lhe ideias gráficas ou não possui esses conhecimentos técnicos... ou apenas está com pressa!
Teste algumas das ferramentas do site www. wigflip.com
(interessantes são também os post-it e as etiquetas)
Alternativa - Site BigHugeLabs:Motivator: http://www.bighugelabs.com/flickr/motivator.phpMagazine Cover - http://bighugelabs.com/flickr/magazine.php Mosaic Maker - http://bighugelabs.com/flickr/mosaic.phpWarholizer - http://bighugelabs.com/flickr/warholizer.php Jigsaw - http://bighugelabs.com/flickr/jigsaw.phpMovie poster - http://bighugelabs.com/flickr/poster.phpPara coisas mais evoluídas e interactivas... Glogster - http://www.glogster.com/

Dia internacional da oferta de livros

O dia 14 de Fevereiro é o Dia Internacional da Oferta de Livros #bookgivingday . É o dia de fazer alguém feliz com um livro, especialmente crianças.


Criado no Reino Unido tem hoje uma presença internacional. Sem uma organização formal de eventos baseia-se na ação individual de apaixonados pela leitura que procuram dar um livro a quem o não tem.
Ofereça, deixe esquecido, doe! Coloque livros novos ou usados nas mãos de tantas crianças quanto possível!

O poster de 2108 é uma criação de Elys Dolan, criado a partir das ilustrações do livro "Knighthood for Beginners".


No sítio do evento encontra os materiais de promoção para descarregar ou partilha.