Avançar para o conteúdo principal

PRACE

E lá temos mais uma sigla para o léxico das conversas de café: Prace que passa a fazer companhia ao Simplex.
PRACE, é o Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado e foi apresentado no dia 30 de Março em mais um dia de reunião do governo em frente ao público. Pois é ... a casa de todos nós vai para mais uma arrumação/remodelação/emagrecimento (?) e agora são os institutos a sofrerem as consequências de cada governo poder fazer o que quer.
"Das 518 estruturas actualmente existentes, são extintas 246 e são criadas 60, reduzindo a Administração Central a 331 estruturas, menos 187 do que actualmente, tendo com o objectivo a qualidade dos serviços públicos, com ganhos de eficiência e racionalização dos recursos a eles afectos."

Não sei se ficaremos pior pois não se conhece o que aí virá mas tenho as minhas dúvidas por alguns que até trabalhavam bem pois as mudanças neste país costumam implicar desânimo em vez de novas motivações. Se calhar este seria um dos pontos a rever. No entanto estas iniciativas são como ter uma casa muito desarrumada: para ficar arrumada vai ser uma trabalheira e sempre que começamos por uma ponta ficamos com a ideia de que foi uma má opção e que deveríamos ter começado por outro lado. Contudo gostava de ver dito que isto é bom ou mau para o trabalhador Nacional, todos e não apenas alguns. Mas como se esqueceram de dizer que a mudança é boa para o cidadão nacional...!

E quanto à área de bibliotecas, o que temos?

Primeiro que tudo o menos importante mas merece destaque por ser o fim de um provincianismo, ou a entrada na ordem global: a biblioteca Nacional passa a designar-se Biblioteca Nacional de Portugal. Aplausos! Afinal bibliotecas nacionais há muitas. Só não digam para mudar a sigla da tabela CDU Portuguesa de BN para BNP que era uma revolução no mundo dos catalogadores! Mas pronto aqui o defeito foi de quem a designou assim no início e não conhecia mais nenhum país (não foram os únicos neste mundo... mas podiam ter evitado o erro). A piada é que ao mesmo tempo que rebaptizavam a BN o governo criou um "Arquivos Nacionais" ... daqui a uns anos logo mandam mudar o papel timbrado!
Depois mais a sério é o fim do IPLB como instituto passando a Direcção Geral do Livro e da Leitura, Os Arquivos Nacionais/Torre do Tombo ficam a ser apenas Arquivos Nacionais (que pena perder-se esta designação!)

As Macro estruturas aí estão. Agora seguem as micro estruturas, e aí é que os problemas vão surgir.

A consultar:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

DigCompEdu Competência Digital para Educadores

Foi lançado, em português, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu, um documento destinado docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal.

Nele são apresentadas 22 competências, organizadas em 6 áreas, e um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital.
Este referencial, criado no âmbito da iniciativa DigComp da Comissão Europeia, pretende ajudar os estados membros na promoção das competências digitais dos seus cidadãos e impulsionar a inovação na educação.

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Responde à consciencialização crescente entre muitos estados membros europeus que os educadores precisam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais …

Criar cartazes online

A frase é do livro Inkheart (Coração de Tinta) de Cornelia Funke, o poster foi criado (em segundos) no site http://wigflip.com/automotivator onde também pode criar os seus cartazes motivacionais. Claro que os pode criar num programa de desenho mas muitas vezes faltam-lhe ideias gráficas ou não possui esses conhecimentos técnicos... ou apenas está com pressa!
Teste algumas das ferramentas do site www. wigflip.com
(interessantes são também os post-it e as etiquetas)
Alternativa - Site BigHugeLabs:Motivator: http://www.bighugelabs.com/flickr/motivator.phpMagazine Cover - http://bighugelabs.com/flickr/magazine.php Mosaic Maker - http://bighugelabs.com/flickr/mosaic.phpWarholizer - http://bighugelabs.com/flickr/warholizer.php Jigsaw - http://bighugelabs.com/flickr/jigsaw.phpMovie poster - http://bighugelabs.com/flickr/poster.phpPara coisas mais evoluídas e interactivas... Glogster - http://www.glogster.com/