Avançar para o conteúdo principal

Bibliotecas digitais comerciais

Jean-Nöel Jeanneney, director da Biblioteca Nacional da França, esteve no Colóquio de Bibliotecas Digitais realizado no Rio de Janeiro e mostrou-se preocupado com a influência de empresas como o Google na determinação do futuro das bibliotecas digitais em vez da valorização do papel dos estados.
"É claro que é bom ter acesso à informação, mas é preciso que seu controle não fique só com uma empresa, que seu financiamento não se dê só pela publicidade e que essa grande quantidade de informação seja ordenada. O Estado sempre interveio nos meios de comunicação, criando barreiras aos produtos estrangeiros ou cotas. Na internet é impossível intervir dessa forma, mas pode-se agir afirmativamente, criando ou estimulando a criação de bibliotecas virtuais e a publicação de mais e mais títulos nessa nova mídia."
Refreando o entusiasmo do autor (que ao mesmo tempo apresentou o seu novo livro intitulado "Quando Google desafia a Europa") penso que será de analisar melhor o papel dos estados no controlo da informação pois não se têm limitado à sua preservação. Os estados, ao longo dos tempos, têm procurado controlar o acesso a esta informação, e se agora reagem fazem-no obrigados pelos acontecimentos que rodeiam as autoestradas da informação.
Se foi a invenção da imprensa que trouxe o saber para fora dos Mosteiros, é a Internet que pode trazer o saber para casa das pessoas. Os estados estão a reagir... menos na formação de utilizadores da internet, nas suas literacias e capacidades de escolha, mas mais no apoio aos interesses de grupos de influência ligados aos direitos de autor.
A intervenção dos estados tem de se orientar para a correcção de distorções criadas pelos interesses dos serviços privados na digitalização de bibliotecas, e aí sim, a iniciativa da Alemanha e França na construção de uma biblioteca digital Europeia é de aplaudir. Não por quererem competir com o Google, mas sim porque o Google não se interessou pelo património Francês e Alemão, valorizando o Inglês que é mais rentável.
Falta saber quando é que o estado português (e CPLP por arrasto) perceberá que é preciso valorizar a cultura portuguesa e se saberá manter afastado dos interesses Franco-germânicos... por enquanto escondidos cobre a capa da cultura europeia!

Comentários

por acaso tb abordei algo afim há usn tempos

http://rotacaodifusa.blogspot.com/2005_05_01_rotacaodifusa_archive.html
(no incio desse mês)

Mensagens populares deste blogue

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261