CDU online pela Priberam

Vai-se levantando a o véu sobre a disponibilização da tabela CDU versão portuguesa on-line. Depois de ventilada a hipótese, desde Dezembro creio, e de ter sido anunciada a divulgação para as X Jornadas Porbase, fica-se agora a saber quem o vai fazer: a Priberam.
A
Priberam estabeleceu um protocolo de colaboração com a Biblioteca Nacional (BN), na sequência da participação no projecto europeu M-CAST, um sistema de agregação de conteúdos multilingue baseado no motor de pesquisa TRUST que visa a aplicação de tecnologias de pesquisa avançada às bibliotecas digitais.
O
projecto M-CAST tem por objectivo desenvolver uma infra-estrutura que permita aos criadores de conteúdos integrar, pesquisar e aceder a recursos de grandes colecções multilingues de texto (e multimédia), como sejam as das bibliotecas digitais, editoras, agências de informação e bases de dados científicas.
Esta é uma notícia importante para a área de classificação e para o trabalho nas bibliotecas pois permitirá a existência de actualizações e facilidade na construção de notações, especialmente se ficar disponível a versão integral da tabela. Mas para isto tudo a implementação terá de ser tão boa quanto a da versão inglesa da tabela
efectuada pela BSI... ou melhor!