Turim 2006

Torino Capitale Mondiale del Libro con RomaTurim é a Capital Mundial do Livro 2006, um acontecimento que decorre entre Abril 2006 e Abril 2007 numa cidade onde viveram grandes autores da literatura italiana e mundial como Primo Levi, Italo Calvino, Cesare Pavese, Emilio Salgari e Edmondo De Amicis, o local onde Nietzsche escreveu Ecce Homo, ou onde os editores Utet, Einaudi e Bollati Boringhieri marcaram a cultura europeia.

O título atribuído pela Unesco é partilhado com Roma numa "Torino Capitale Mondiale del Libro con Roma" estando prevista a realização de eventos, espectáculos e iniciativas que assinalem o amor pelo livro e difusão da leitura.
A inauguração está marcada para 23 de Abril, o dia Mundial do Livro. O tema deste ano é a "Linguagem dos sinais", ou melhor dos , . ; ! : ? " ( ) ... e @ os sinais que separam as palavras mas unem as ideias. São dez signos que servirão de temas para as iniciativas, tendo até sido adoptados pelos dez bairros (Circoscrizioni) da cidade de Turim como emblemas e temas de actividades locais.
E tudo isto numa perspectiva turística nacional: o regresso da Itália ao circuito de viagens educativas para intelectuais europeus.
Ou como a cultura pode ser um bom investimento. : ( ! ? @ , " ... ; )