Avançar para o conteúdo principal

Ano Lectivo 2006-2007 e as BeCre

O ano escolar de 2006-2007 já está a ser preparado e o documento Organização do Ano Lectivo 2006-2007 foi apresentado em Maio aos directores/presidentes dos órgãos de gestão de escolas pela equipa ministerial, estando disponível desde segunda-feira no site do ministério. Este documento apresenta as linhas mestras do que será o próximo ano escolar e suas opções. Com interesse para as bibliotecas transcrevemos algumas partes.
Não era aquilo que o gabinete da RBE propôs ao ministério mas já é uma melhoria, introduzindo-se uma diferenciação de bibliotecas escolares pelo número de alunos. Um dia podemos chegar aos quadros especiais. Mas há mais coisas para reflectir, sendo que neste próximo ano a formação contínua em bibliotecas é prioritária.

Bibliotecas Escolares (pag. 39)

Horas para o Coordenador:

  • Escolas até 500 alunos – 8 horas
  • Escolas com + 500 alunos – 11 horas

Perfil Coordenador:

  • Formação especializada – ciências documentais, BAD, bibliotecas, etc.
  • Experiência na função.
  • Garantia de continuidade de trabalho.

Constituição da equipa:

  • Docentes com formação na área das Bibliotecas.
  • Docentes com diferentes formações de origem para apoio a alunos.

Outras coisas interessantes, nomeadamente a criação do cargo coordenador TIC (algumas escolas já tinham este coordenador desde Janeiro) que pode facilitar parte do nosso trabalho.

Cargos que implicam redução da componente lectiva (pag. 35)

  • Direcção de turma
  • Delegado à profissionalização
  • Professor responsável por grupo/equipa do Desporto Escolar

Em todos os restantes cargos de orientação educativa e de supervisão pedagógica, sempre que o docente tenha horas de redução ao abrigo do artigo 79 do ECD, o desempenho desses cargos será exercido nessas horas, não tendo, portanto, direito a uma segunda redução.

Outros créditos atribuídos aos Agrupamentos/escolas (pag. 38)

  • Grupos/equipas do desporto escolar (a definir)
  • Coordenador TIC (Despacho nº 26 691/2005) - 6/8/9 horas
  • Coordenação pedagógica do ensino recorrente - 2 h por turma
  • Direcção de turma - 2 h por turma
  • Professor coordenador Biblioteca Escolar (CRE) - 11 h (+ 500 alunos) / 8 h (Até 500 alunos)

Comentários

manuela disse…
No caso de um Coordenador da Biblioteca que tenha horas de redução ao abrigo do artigo 79 do ECD, o desempenho desse cargo não é também exercido nessas horas, embora (se insuficientes) lhe sejam deduzidas, nas horas da componente lectiva, as restantes?
Paulo Izidoro disse…
Exactamente. Já foi divulgado o despacho no site do ministério da educação. Infelizmente as horas não revertem para a escola o que seria o ideal: as equipas de bibliotecas podiam ser alargadas. Para coordenadores que já só possam ter uma redução de 4 horas ... e se houver directores de escola espertos ainda mudam os coordenadores para pessoas mais novas e dão 3 ou 4 horas do crédito da escola ao antigo coordenador.
Vamos a ver as tendências do projecto, quem sabe não se caminhe para quadros específicos em bibliotecas. Pelo menos está claro e mais organizado que no ano passado!

http://www.min-edu.pt/Scripts/ASP/novidades_det.asp?newsID=469

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson