Os blogs no DRE

A resolução do Conselho de Ministros nº 86/2006 aprova o Plano Nacional de Leitura e cria a respectiva comissão. Fica-se a saber mais umas coisas sobre o PNL e é uma leitura interessante para docentes e população em geral.
Já agora transcrevo o início (mas leiam este artigo até ao fim que está lá uma surpresa!)

O Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa do XVII Governo Constitucional que pretende constituir uma resposta institucional à preocupação pelos níveis de literacia da população em geral e em particular dos jovens, significativamente inferiores à média europeia.
Concretiza-se num conjunto de estratégias destinadas a promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar.
Destacam-se, como principais acções previstas, as seguintes:

  • A promoção da leitura diária em jardins-de-infância e escolas de 1º e 2º ciclos nas salas de aula;
  • A promoção da leitura em contexto familiar;
  • A promoção de leitura em bibliotecas públicas e noutros contextos;
  • O recurso aos meios de comunicação social e a campanhas para sensibilização da opinião pública;
  • A produção de programas centrados no livro e na leitura a emitir pela rádio e pela televisão;
  • O apoio a blogs e chat-rooms sobre livros e leitura para crianças, jovens e adultos.

E não é que... a itálico e não como "blogues" à portuguesa lá aparecem os blog(ue)s de uma assentada no DRE e no Plano Nacional de Leitura? Querem coisa mais oficial?!

PS: Sobre a identificação dos documentos PDF do DRE espera-se que um dia venham a aderir ao sistema de identificadores unívocos PURL como a Biblioteca Nacional já faz e se possa começar a falar de uma biblioteca digital do DRE ! Mandem uns pedidos para a linha azul do DRE: dre@incm.pt