Avançar para o conteúdo principal

E continuo a falar

Para descansar os visitantes usuais registe-se que estou de volta para mais um ano de trabalho. E apesar de não ser especialista em nada... continuo a falar... nem que seja por bonecos:

Num ano que marca uma alteração a nível profissional, agora ainda mais ligado às bibliotecas escolares, foi preciso reorganizar algumas coisas relativas à presença online e por isso estes dias sem tópicos.
Não é uma reorganização para reduzir mas antes rentabilizar e aumentar o trabalho online, procurando interligar e aproveitar recursos:
  • O blogue Bibliojornal [ www.bloglines.com/blog/izidoro ] vai continuar a existir como bloco de notas para artigos existentes na web, especialmente aos disponíveis em feeds. É mais para consumo pessoal, mas pode ser útil enquanto recolha de artigos e prevê-se maior regularidade que pode chegar à diária. Daqui sairá material para o Bibliotequices.
  • O blogue Bibliotequices [ http://bibliotequices.blogspot.com ] vai continuar a existir enquanto blogue pessoal na área de bibliotecas, com artigos pequenos e uma regularidade semanal. Alguns artigos até poderão passar para o biblioTeia.
  • O site biblioTeia é um novo site que está a nascer, dedicado a bibliotecas em geral, e onde serão disponibilizados recursos e conteúdos que vou recolhendo ou mesmo criando, bem como colocar alguns artigos mais desenvolvidos em relação aos apresentados no bibliotequices. Vai levar alguns meses mas penso que irá ser um lugar bem interessante, sem as questões temporais e organizacionais típicas dos blogues. Pronto... ainda não tem lá nada mas o endereço vai ser: www.biblioTeia.com ... a rede da biblioteconomia.
  • O site Clube de Fans Porbase5 [ www.clubeporbase5.com ] tem nova casa (em obras não visíveis do exterior, mas já é um novo endereço), e terá mais recursos disponíveis para quem trabalha com o Programa Porbase5 em bibliotecas.
  • O site RBE Algarve será mais um site na área mas nasce intimamente ligado à actividade profissional (das novas funções falarei mais tarde) e irá ser produzido para apoio aos coordenadores de bibliotecas escolares do Algarve. Este ainda está sem endereço pois o servidor da minha escola está de férias!

Depois ainda existirão mais coisas soltas, especialmente a recolha de sites no Furl, materiais no Squidoo e umas actividades de e-learning no Nuvvo bem como a participação em alguns grupos de discussão e os já normais contactos pelo e-mail do G-mail .

Paralelamente, e para descontrair, ainda vou passar algumas horas no apoio ao Joomla, a plataforma de suporte à edição dos meus sites, dando uma mãozinha nas traduções e apoio ao fórum da Comunidade JoomlaPT em www.joomlapt.com . Não é sobre bibliotecas, mas os bibliotecários e professores (entre outros) têm aqui aquela que poderá ser a ferramenta mais útil ao seu trabalho de divulgação e produção online.

Assim podemos dizer que estamos perante uma previsão de um ano bem online... certamente um certo ar (sem pretensão) de Bibliotecário 2.0 ! Pelo menos que tenha utilidade para outros.

Comentários

M. disse…
Welcome back e bom trabalho! Puxa pelo programa vai ser a tempo inteiro!
(Eu, par contre, ainda nao me decidi quanto ao que vou fazer na Biblioteca no que diz respeito ao blogue site, etc... E obrigada pelas dicas: já fui espreitar ao Joomla )
Entretanto continuo pelas árvores...

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…