Avançar para o conteúdo principal

E continuo a falar

Para descansar os visitantes usuais registe-se que estou de volta para mais um ano de trabalho. E apesar de não ser especialista em nada... continuo a falar... nem que seja por bonecos:

Num ano que marca uma alteração a nível profissional, agora ainda mais ligado às bibliotecas escolares, foi preciso reorganizar algumas coisas relativas à presença online e por isso estes dias sem tópicos.
Não é uma reorganização para reduzir mas antes rentabilizar e aumentar o trabalho online, procurando interligar e aproveitar recursos:
  • O blogue Bibliojornal [ www.bloglines.com/blog/izidoro ] vai continuar a existir como bloco de notas para artigos existentes na web, especialmente aos disponíveis em feeds. É mais para consumo pessoal, mas pode ser útil enquanto recolha de artigos e prevê-se maior regularidade que pode chegar à diária. Daqui sairá material para o Bibliotequices.
  • O blogue Bibliotequices [ http://bibliotequices.blogspot.com ] vai continuar a existir enquanto blogue pessoal na área de bibliotecas, com artigos pequenos e uma regularidade semanal. Alguns artigos até poderão passar para o biblioTeia.
  • O site biblioTeia é um novo site que está a nascer, dedicado a bibliotecas em geral, e onde serão disponibilizados recursos e conteúdos que vou recolhendo ou mesmo criando, bem como colocar alguns artigos mais desenvolvidos em relação aos apresentados no bibliotequices. Vai levar alguns meses mas penso que irá ser um lugar bem interessante, sem as questões temporais e organizacionais típicas dos blogues. Pronto... ainda não tem lá nada mas o endereço vai ser: www.biblioTeia.com ... a rede da biblioteconomia.
  • O site Clube de Fans Porbase5 [ www.clubeporbase5.com ] tem nova casa (em obras não visíveis do exterior, mas já é um novo endereço), e terá mais recursos disponíveis para quem trabalha com o Programa Porbase5 em bibliotecas.
  • O site RBE Algarve será mais um site na área mas nasce intimamente ligado à actividade profissional (das novas funções falarei mais tarde) e irá ser produzido para apoio aos coordenadores de bibliotecas escolares do Algarve. Este ainda está sem endereço pois o servidor da minha escola está de férias!

Depois ainda existirão mais coisas soltas, especialmente a recolha de sites no Furl, materiais no Squidoo e umas actividades de e-learning no Nuvvo bem como a participação em alguns grupos de discussão e os já normais contactos pelo e-mail do G-mail .

Paralelamente, e para descontrair, ainda vou passar algumas horas no apoio ao Joomla, a plataforma de suporte à edição dos meus sites, dando uma mãozinha nas traduções e apoio ao fórum da Comunidade JoomlaPT em www.joomlapt.com . Não é sobre bibliotecas, mas os bibliotecários e professores (entre outros) têm aqui aquela que poderá ser a ferramenta mais útil ao seu trabalho de divulgação e produção online.

Assim podemos dizer que estamos perante uma previsão de um ano bem online... certamente um certo ar (sem pretensão) de Bibliotecário 2.0 ! Pelo menos que tenha utilidade para outros.

Comentários

Anónimo disse…
Welcome back e bom trabalho! Puxa pelo programa vai ser a tempo inteiro!
(Eu, par contre, ainda nao me decidi quanto ao que vou fazer na Biblioteca no que diz respeito ao blogue site, etc... E obrigada pelas dicas: já fui espreitar ao Joomla )
Entretanto continuo pelas árvores...

Mensagens populares deste blogue

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261