Lobby das bibliotecas escolares pela literacia

A Associação de Bibliotecas Escolares Australianas (ASLA) publicou um guia para promoção da literacia destinado a professores bibliotecários: A teacher librarian advocate’s guide to building information literate school communities - ASLA Advocacy Kit 2006 .
A presidente da ASLA, Anette Ainsworth, recomenda que os professores bibliotecários "utilizem este kit como um guia prático e positivo para alcançar a literacia de informação nas suas escolas e comunidades".
Inspirado num
documento original da Associação Norte American ALA, apresenta um plano bem delineado com objectivos, estratégias e actividades para transmitir esta mensagem:
"A literacia da informação é uma competência fundamental na actual sociedade orientada para a informação. As bibliotecas escolares e os professores bibliotecários podem ajudá-lo a encontrar o caminho"
Esta mensagem pode ser considerada crucial para a sociedade bem como para as próprias bibliotecas escolares, sendo por isso definido grupos alvo separados em dois grandes grupos, internos e externos, com a definição de objectivos para cada grupo alvo. Um documento a que se recomenda uma leitura atenta.
Para complementar ficam aqui outros recursos disponíveis na ALA para a promoção da literacia: