Dez anos RBE


A 23 de Outubro comemora-se o dia Internacional de bibliotecas Escolares sobre o lema Ler, Saber, Fazer , tal como já fora anunciado no Bibliotequices.
Esta data marca igualmente, em Portugal, os 10 anos do projecto da
Rede de Bibliotecas Escolares, data que é aproveitada pelo Gabinete da RBE para dois lançamentos especiais

Aproveitem ainda para uma visita ao site oficial da RBE em http://www.rbe.min-edu.pt/ que contém novos materiais e documentos.


A propósito da data, uma Leitura de Imprensa: Jornal Correio da Manhã: Escolas - Rede com dez anos ainda não chega a todos432 mil sem bibliotecas
Este é mais um dos artigos tipo "copo meio cheio, copo meio vazio" mas basea-se num erro de base: os números disponibilizados têm de ser bem lidos (ai estas literacias) . è que se refere as escolas na Rede de Bibliotecas e não as escolas com biblioteca. A diferença reside essencialmente de um conceito de biblioteca e com um determinado modelo de organização e objectivos de dinamização. Se já estão 1756 escolas integradas nesse modelo, outras há que estão a caminho, o que não significa que não tenham bibliotecas em acção (situação paralela acontece com as bibliotecas municipais que ainda não estã na Rede de Leitura Pública)