Avançar para o conteúdo principal

Orphan Pamuk e o marketing literário

Orhan Pamuk foi laureado com o Nobel da Literatura 2006 o que constitui mais um momento natural de frenesim editorial em Portugal.
Sendo um escritor muito premiado nos últimos anos (e um dos candidatos crónicos nas "apostas ao Nobel") não deixa de ser pouco conhecido em Portugal.
Esta é uma situação típica... é raro ter um Nobel com sucesso editorial anterior à sua nomeação, alguns eram mesmo desconhecidos a nível editorial e dos leitores pois o facto de estar disponível para venda online nas lojas internacionais não tem o mesmo efeito que poder ser lido em Português.
O. Pamuk já tinha duas obras publicadas em Portugal e estavam planeadas para edição portuguesa outras duas, que foram agora antecipadas.
Cada atribuição do Nobel da Literatura não deixa de ser, um momento para questionar os critérios editoriais nacionais: a queixa é que não se lê em Portugal, mas os autores premiados internacionalmente são quase sempre desconhecidos em Portugal, pelo menos enquanto não se tornarem sucessos mundiais.
Ora a boa literatura (ninguém sabe dizer o que é mas muitos sabem reconhecê-la) costuma vender e durante muito tempo. Claro que não funciona no modelo actual em que o que conta são grandes tiragens e pouco tempo em armazém, com muitas livrarias a terem uma capacidad local de armazenamento muito reduzida ("virtudes" dos Centros Comerciais).
Contudo a literatura premiada, sendo mais facilmente apelativa ao marketing, cria algumas reticências no meio dos leitores/compradores mais regulares. Um paradoxo que importa ter em conta nas explicações de vendas de alguns autores.
A terminar, e como já devem ter lido/ouvido imensos comentários sobre a sua obra, deixo aqui apenas uma ligação a um excerto da obra The Snow.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson