Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Junho, 2006

Biblioteca da selecção

“A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante” (Sun Tzu, A arte da guerra)

O livro Arte da Guerra do general Sun Tzu (lê-se Sun Zi) foi escrito no século VI antes de Cristo (é mesmo sec. VI e não sec. IV como os sites brasileiros querem fazer querer!) e apresenta um conjunto de ensinamentos para guerreiros, onde o objectivo é ganhar o combate antes dele acontecer. Ao longo dos tempos foi utilizado para transmitir motivação, honra e coragem. No século XX tem sido muito utilizado no marketing e gestão empresarial.
Nos últimos anos tem dado nas vistas na área de desporto. Luíz Felipe Scolari é um dos treinadores que utiliza o livro para motivar os jogadores: há quatro anos, conquistou o Mundial de futebol na Coreia do Sul /Japão e foi igualmente o guia espiritual durante o Euro 2004 em que levou a selecção Portuguesa à final. Este ano é o novo treinador do Brasil que continu…

Honra aos vencidos

Num prémio literário destacam-se os vencedores, mas hoje destaco um vencido, um blogue que foi uma das 19 obras a concurso ao prémio literário de "Não-ficção" Samuel Johnson Prize-BBC Four, um prémio de 45 mil euros. O livro editado a partir do blogue Baghdad Burningonde sob o pseudónimo RiverBend (pois continua a manter o anonimato) uma mulher Iraquiana de 27 anos retrata a vida no Iraque depois da ocupação americana.
O mesmo blogue já tinha ganho um Bloggie para melhor blogue de África e Médio Oriente.
Não venceu o prémio literário, que foi atribuído a 14 de Junho ao livro 1599: A YEAR IN THE LIFE OF WILLIAM SHAKESPEARE por James Shapiro, mas ganhou um lugar de destaque na comunidade literária.
Levou-me a pensar: será que Anne Frank, hoje, escreveria o seu diário num blogue?

Proximos 3 anos nas becre

O Ministério da Educação já divulgou as indicações formais para organização do próximo ano lectivo, tendo dado indicações específicas para o trabalho em bibliotecas escolares. Estas indicações são muito importante já que o próximo ano é o primeiro de um ciclo de 3 anos de trabalho escolar. Depois do que já aqui tínhamos divulgado, foram publicados, nos últimos dias, dois documentos:
1- ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO DE 2006/07 (despacho do Min-Edu)
2- ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO DOCENTE NAS ESCOLAS (RELATÓRIO FINAL DO GRUPO DE TRABALHO criado pelo Despacho nº 25994/2005, de 25 de Novembro).

- O primeiro documento contém os princípios orientadores do trabalho em bibliotecas para o próximo ciclo de anos lectivos (isto agora é preciso pensar sempre em ciclos, sendo o próximo de 3 anos). Esta é a altura certa para rever a organização das bibliotecas, porque as regras que estiverem a funcionar em Outubro de 2006 serão provavelmente aquelas que vão valer para os próximos 3 anos.

Assim é b…

Ler, escrever e ver TV

Peanuts: colocada a 17 Maio 2006

Carrinhas de valores

BD do Bandeira - publicado no Diário de Notícias a 15/06/2006 .
Já agora se alguém tiver a tirinha de 2 de Junho agradecia o envio (é sobre o plano nacional de leitura e está um espanto!)

Dia Internacional das bibliotecas escolares

O Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (ISLD) comemora-se a 23 de Outubro de 2006 (uma segunda-feira como sempre) sob o tema: LER, SABER, FAZER. Mais informações no site da especial da IASL . Este ano pretende-se que o mesmo dia seja proclamado, em cada país, como dia nacional das bibliotecas escolares. Para o efeito foi produzido um documento modelo para envio às autoridades nacionais como forma de relembrar a importância das bibliotecas escolares na promoção do sucesso escolar. E já que está aqui aproveite para conhecer estudos sobre a importância das bibliotecas escolares !

Endereços:

International School Library Day 2006: www.iasl-slo.org/isld2006.htmlDo school libraries make a difference: www.iasl-slo.org/make-a-difference.htmlCarta modelo para dia nacional de BE : www.iasl-slo.org/ISLD-SampleLetter2006.docRede de Bibliotecas Escolares de Portugal: www.rbe.min-edu.pt

Ano Lectivo 2006-2007 e as BeCre

O ano escolar de 2006-2007 já está a ser preparado e o documento Organização do Ano Lectivo 2006-2007 foi apresentado em Maio aos directores/presidentes dos órgãos de gestão de escolas pela equipa ministerial, estando disponível desde segunda-feira no site do ministério. Este documento apresenta as linhas mestras do que será o próximo ano escolar e suas opções. Com interesse para as bibliotecas transcrevemos algumas partes. Não era aquilo que o gabinete da RBE propôs ao ministério mas já é uma melhoria, introduzindo-se uma diferenciação de bibliotecas escolares pelo número de alunos. Um dia podemos chegar aos quadros especiais. Mas há mais coisas para reflectir, sendo que neste próximo ano a formação contínua em bibliotecas é prioritária. Bibliotecas Escolares (pag. 39)Horas para o Coordenador:Escolas até 500 alunos – 8 horasEscolas com + 500 alunos – 11 horas
Perfil Coordenador:Formação especializada – ciências documentais, BAD, bibliotecas, etc. Experiência na função. Garantia de conti…