Deixam-nas ler BD e depois...

É sempre um tema polémico falar das questões de género na literatura, mas desta vez encontrei um blogue escrito por uma mulher sobre banda desenhada e a forma como as mulheres são representadas: Girls Read Comics (And They're Pissed) por Karen Healey.
I represent myself, not all women, all feminists, all feminist comic books fans,
or all feminist superhero comic book fans

Bons textos e boas imagens. E as mulheres na BD? O argumento é conhecido, mas neste caso são apresentadas imagens para o comprovar (neste momento os homens deixaram de ler este tópico e já estão a ver as imagens!).
Karen Heley defende que as mulheres são sempre representadas na BD (não infantil) como objectos sexuais, corpos esculturais, normalmente louras, e sempre como muleta do homem a quem cabe o papel de herói. As imagens são decalcadas umas das outras, não existe diversidade.
Por outro lado é sempre mais fácil representar mulheres sex-symbol do que mulheres agressivas e horrorosas. Os homens agradecem!
Não deixem de ler um ataque de estimação, mostrando como Greg Land não consegue manter igual o penteado, os lábios ou o formato dos olhos de uma mulher ao longo da história.


Deixam as miúdas ler BD e depois é isto!

Só tenho um argumento em favor dos desenhistas... nem sempre as miúdas da BD são louras e cara de boneca... também as há morenas!
Outras entradas a ler/ver