Prateleira portuguesa na biblioteca Gutenberg

O «Projecto Gutenberg» (PG), está agora disponível com página em português, disponibilizando 70 obras em língua portuguesa mas que até ao final de 2007 deverão ultrapassar as 110. Não são muitos, é certo, e a maioria até já estava no catálogo geral, mas ficamos com um acesso mas organizado, é a nossa prateleira na biblioteca a caminho de ser uma estante. Os livros são colocados especialmente pela Biblioteca Nacional e agora falta a simpatia de alguns editores relativamente a obras antigas que nem pensam reeditar.

O endereço: www.gutenberg.org/wiki/PT_Principal depois é só carregar, do lado direito, em "Obras disponíveis até ontem"

Os livros podem ser lidos em leitores de bolso (formato Plucker) ou no seu computador (utilize o formato txt ou html). Para que a leitura em computador seja uma experiência mais agradável, instale o programa
yBook (um emulador de livros em papel) gratuito e em português.
Vai ver como é muito mais interessante a leitura no computador, especialmente de livros não paginados como os do projecto Gutenberg (ou outros em formato html). Até pode deixar de visitar o site, pois o programa faz tudo por si: vai ao catálogo, pesquisa e faz o download do seu livro. Um aviso... faça o download das entradas do catálogo completo quando tiver tempo, pois são muitos registos e leva algum tempo (o meu tinha ontem mais de 35 mil entradas)