Avançar para o conteúdo principal

Os Direitos do Bloguista


Esta listagem de direitos do bloguista pode ser de 2005 mas tenho o direito de a citar quando bem me apetecer... e vocês o direito de os não lerem ou de lerem com terminologia adaptada (1)! Mas a tirinha justificava a entrada (e existem mais do género no Unshelved)
1. O direito de não blogar.
2. O direito de só ler alguns posts e o direito de não respeitar a lógica cronológica dos posts.
3. O direito de fechar o blogue e recomeçar uns tempos depois ou de começar um novo blogue ou de calar-se para sempre.
4. O direito de reler posts antigos, os dos outros e os nossos, de gostar, de não-gostar, de falar acerca disso, de retocar posts, de apagar posts.
5. O direito de não linkar blogues que toda a blogosfera linka.
6. O direito ao bovarismo (2).
7. O direito a estar de férias e esquecer o blogue ou o contrário, o direito de escrever posts imaginários, o direito de escrever disparates e de escrever coisas sérias, o direito de escrever posts quilométricos, o direito de se contradizer.
8. O direito de gostar de blogues de qualquer espécie e das pessoas que estão metidas neles e o direito de não gostar de um blogue porque o template é horrível, o direito de nunca ler blogues de pessoas que nos provocam problemas de pele mesmo sendo de referência.
9. O direito de fazer hiperligações para blogues amigos quando nos apetece e também para os outros, sem quaisquer constrangimentos.
10. O direito de não desejar transformar o blogue em livro.

Um original de: Carla de Elsinore (19 Agosto de 2005)
Ao que seria necessário acrescentar o direito de rir de si próprio enquanto bloguista!
----------------
(1)
Bloguista e não blogger ou blogueiro porque tenho o direito de não fazer publicidade e de utilizar o português pois bloguista já vem no dicionário.
Pior estamos com os Posts (entrada ou tópicos melhor que Artigos ou Postagens. Os links é que vão dominando as hiperligações. Consensual já é a utilização de Blogue e não blog. Mais conversas terminológicas por aqui.

(2) Identificação com a personagem ou com a mensagem

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Criar cartazes online

A frase é do livro Inkheart (Coração de Tinta) de Cornelia Funke, o poster foi criado (em segundos) no site http://wigflip.com/automotivator onde também pode criar os seus cartazes motivacionais. Claro que os pode criar num programa de desenho mas muitas vezes faltam-lhe ideias gráficas ou não possui esses conhecimentos técnicos... ou apenas está com pressa!
Teste algumas das ferramentas do site www. wigflip.com
(interessantes são também os post-it e as etiquetas)
Alternativa - Site BigHugeLabs:Motivator: http://www.bighugelabs.com/flickr/motivator.phpMagazine Cover - http://bighugelabs.com/flickr/magazine.php Mosaic Maker - http://bighugelabs.com/flickr/mosaic.phpWarholizer - http://bighugelabs.com/flickr/warholizer.php Jigsaw - http://bighugelabs.com/flickr/jigsaw.phpMovie poster - http://bighugelabs.com/flickr/poster.phpPara coisas mais evoluídas e interactivas... Glogster - http://www.glogster.com/

Dia internacional da oferta de livros

O dia 14 de Fevereiro é o Dia Internacional da Oferta de Livros #bookgivingday . É o dia de fazer alguém feliz com um livro, especialmente crianças.


Criado no Reino Unido tem hoje uma presença internacional. Sem uma organização formal de eventos baseia-se na ação individual de apaixonados pela leitura que procuram dar um livro a quem o não tem.
Ofereça, deixe esquecido, doe! Coloque livros novos ou usados nas mãos de tantas crianças quanto possível!

O poster de 2108 é uma criação de Elys Dolan, criado a partir das ilustrações do livro "Knighthood for Beginners".


No sítio do evento encontra os materiais de promoção para descarregar ou partilha.