Avançar para o conteúdo principal

BookClub - promover a leitura com BD

Se está a pensar onde encontrar uma imagem para promover a leitura de um determinado livro pode sempre tentar o BookClub da BD Unshelved já que ao domingo sai sempre uma imagem especial como promoção da história de um livro. Um ritual dominical... que todos os bibliotecários têm de ler e utilizar.
Um ritual mais fácil de realizar para quem lê blogues através de leitores RSS como o Bloglines (veja o meu leitor público em BiblioLife / Unshelved) o que nos permite não perder nenhuma tirinha!
Se pretender utilizar estas imagens da edição de domingo, visite a página do Unshelved Book Clubs
. Está desde logo autorizado a reproduzir estas imagens para utilização nas bibliotecas e em casa. Falta agora traduzir e criar projectos similares para livros que tenha em conta o público português: é que "não há bela sem senão".

O interessante desta promoção é o facto de cada livro ser sempre promovido para um leitor específico tornando-o irresistível. Veja-se o exemplo da promoção do livro de Rick Yancey The extraordinary adventures of Alfred Kropp.
Este será um bom tema para análise das nossas promoções em bibliotecas. Não chega dizer "temos o livro x", colocar esse livro nos destaques e esperar que os leitores se interessem e o leiam. Não podemos ser passivos.

Promover o "consumo" de um livro implica, em diferentes fases e níveis de actuação, diversas acções:
  • Promover a leitura em termos de técnica da leitura: desenvolver técnicas para ir desde o b-a-bá até à leitura de livros científicos.
  • Exibir o livro de forma apelativa e criativa
  • Facilitar o seu acesso ao livro, nas suas diferentes formas de apresentação e versões (desde o livro de edição de luxo à edição de bolso, desde o braille ao e-book e ao audiobook).
  • Desenvolver a paixão pela leitura, desde os exemplos de referência, ao grupo de pares e à promoção mediática da leitura.
  • Identificar os interesses do leitor que revela vontade de ler e desenvolver esses interesses através da orientação para a diversidade de géneros e autores de forma a desenvolver noções de cultura universal através da leitura.
  • Focalizar o trabalho no leitor individual, identificar quem poderá ter interesse num determinado livro e então fazer chegar essa informação ao interessado de uma forma apelativa.
  • Orientar acções para quem não revela interesse na leitura descobrindo que portas (ou janelas) se poderão utilizar como entrada para a leitura .
  • Criar nos promotores de leitura a noção de que os indivíduos não serão conquistados para a leitura todos da mesma forma, muito menos da forma que nos conquistou.
  • Abrir horizontes dos próprios promotores de leitura: existem novos géneros, novos autores, novos fenómenos literários. Nós não lemos apenas por prazer, também é uma profissão pelo que não existem géneros nem autores proscritos.
E isto tem de ser feito a nível individual, institucional e inter-governamental: não se pode ficar à espera que o peixe morda o anzol, pior ainda se não temos isco!

URL da imagem: Book Clubs in their Natural Habitat www.unshelved.com/blog.aspx?post=875

Comentários

Gaspar Matos disse…
"E isto tem de ser feito a nível individual, institucional e inter-governamental: não se pode ficar à espera que o peixe morda o anzol, pior ainda se não temos isco!"

Não posso concordar mais! A atitude PROACTIVA na promoção e recomendação de títulos de leitura (BD ou outra) é essencial, nomeadamente para os públicos adolescentes.

Um abraço!
http://adrianepandora.blogspot.com
Adolescentes e bibliotecas públicas

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Dia internacional da oferta de livros

O dia 14 de Fevereiro é o Dia Internacional da Oferta de Livros #bookgivingday . É o dia de fazer alguém feliz com um livro, especialmente crianças.


Criado no Reino Unido tem hoje uma presença internacional. Sem uma organização formal de eventos baseia-se na ação individual de apaixonados pela leitura que procuram dar um livro a quem o não tem.
Ofereça, deixe esquecido, doe! Coloque livros novos ou usados nas mãos de tantas crianças quanto possível!

O poster de 2108 é uma criação de Elys Dolan, criado a partir das ilustrações do livro "Knighthood for Beginners".


No sítio do evento encontra os materiais de promoção para descarregar ou partilha.

Plágios e fraudes: sites e software

Na sequência do artigo anterior sobre o problema do Plágio ficam aqui links para documentos web e software anti-plágio, sendo certo que alguém terá dito que "Roubar ideias de uma pessoa é plágio. Roubar de várias, é pesquisa (ou Tese!)".


Leitura de Referência:
Plagiarism - Wikipedia, the free encyclopedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Plagiarism
também inclui uma parte sobre "Self-plagiarism" que alguns autores de literatura adoram realizar!Plagiarism detection - http://en.wikipedia.org/wiki/Plagiarism_detection Plagiarism Stoppers : A Teachers Guide - http://www.ncusd203.org/central/html/where/plagiarism_stoppers.htmlEthics 101: Cheating, Plagiarism, Site Evaluation, Copyright and Your Students - http://www.kalama.com/~zimba/plag&cheat.htmPlagiarism .org : Learning Center : - http://www.plagiarism.org/ Plagiarism is almost always a symptom of other educational problems.Lista de links: http://www.123helpme.com/plagiarism.jsp
Para reflexão e curiosidades:A má rep…