Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Maio, 2007

De castigo na biblioteca

Em tempos era moda mandar os meninos mal comportados para a biblioteca. Uma situação inadequada e inútil quer para o aluno, quer para as actividades e objectivos da biblioteca, associando a biblioteca a algo de desagradável.
É uma opção que ainda não foi erradicada e ainda é utilizada como forma de alguns professores "aliviarem os problemas" da sala de aula, esperando-se que na biblioteca esteja lá alguém para "acompanhar" o aluno.

Algumas escolas ainda falam num ideal "plano de compensação" a executar na biblioteca pelo aluno "convidado a sair" da sala de aula, mas é algo pouco exequível em casos de alunos expulsos da sala de aula e no meio de momentos de maior exaltação das partes.
É ainda óbvio que ninguém faz um plano alternativo de trabalho em segundos! Por essas e por outras até há quem prefira ir para a biblioteca do que ficar na sala de aula, onde até pode ter prioridade na utilização dos computadores: um prémio afinal!

Mas o assunto de h…

BPL Faro 2007 - Evento

O Seminário "Bibliotecas Promotoras de Literacia" realiza-se no dia 22 de Maio em Faro, organizado pela Direcção Regional de Educação do Algarve em colaboração com o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura.

O Seminário decorrerá no Auditório 1.5 do Complexo Pedagógico da Penha - Universidade do Algarve, no dia 22 de Maio, com início às 10h15 e com o seguinte programa.

Inscrição online em http://www.biblioteia.com

É melhor seguir as normas

Formação de utilizadores no seu melhor ou um tratamento de choque aos utilizadores de bibliotecas!O primeiro vídeo está muito bem conseguido em termos de imagem e áudio, com destaque para a letra da música.



Já o segundo é mais básico e directo ao assunto mas... como nem todos os utilizadores são iguais!