Para dormir com a luz acesa


Se a cama é um dos locais que muitos escolhem para ler, porque não ler a cama? E se está a pensar ler enquanto dorme... não se esqueça de deixar a luz acesa.
Para os curiosos em saber qual foi a história escolhida para esta cama...depois de andar a revirar os olhos lá identifiquei a história intitulada "A pequena roseira-brava" (hoje em dia mais conhecida por "A bela adormecida") em mais uma recolha dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm no séc XIX

- Texto da história: www.nationalgeographic.com/grimm/briar_rose.html
- Grimm Brothers - 12 unvarnished tales (várias histórias com som)
www.nationalgeographic.com/grimm
- Interactive Grimm Brothers Website (histórias animadas e com som)
www.grimmfairytales.com

Imagem encontrada em www.criandocuervos.com/?p=1205

[ Ler Mais ]

Perfil de Blogues Portugueses BAD e CI



Autor: Pedro Príncipe
Tema: Estudo de caracterização dos weblogues portugueses bad & lis - domínio da biblioteconomia, arquivo e documentação e bibliotecas e ciências da informação

[ Ler Mais ]

Discover - Literacia da era digital

Modelo de organização DISCOVER proposto pela University of Mary Washington ( www.umw.edu ) destinado a melhorar a organização dos utilizadores da informação digital.
Este vídeo é utilizado para orientar os alunos e professores da universidade sobre literacia da informação, especificamente da informação na era digital.

Identificando os termos, apresento aqui uma proposta de tradução respeitando os termos originais na construção da sigla (apenas alguma dificuldade para o Search!)

D - Definir
I - Indagar
S - Seleccionar (pesquisar)
C - Coligir
O - Organizar
V - Verificar
E - Expressar
R - Reflectir

[ Ler Mais ]

RBE, ano 11: um passo em frente?

«Entre Lisboa e Porto, algumas dezenas de profissionais trabalhando em Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos Educativos de estabelecimentos educativos de todos os níveis e graus de ensino e de diversas regiões de Portugal Continental, reuniram durante o mês de Maio, por iniciativa da Secção de Documentação e Informação Escolar da BAD Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e, trocando informações e partilhando experiências, registaram sérias preocupações quanto ao futuro das Bibliotecas Escolares no nosso país, que se passam a indicar de forma sumária.»
Petição: Rede de Bibliotecas Escolares, ano 11: um passo em frente?
Blogue de apoio: RBEplus

Utilizando o sistema de petições on-line, subscreva e divulgue o documento

[ Ler Mais ]

Menina Dewey

Ms Dewey

Ou como pesquisar na internet pode ser interessante mesmo que não funcione muito bem para pesquisas! É lento, tem poucos resultados, mas os "Geeks" (ou Cromos) da tecnologia adoram.
Este motor de pesquisa é, mais do que uma ferramenta, é um ensaio tecnológico (com o envolvimento da Microsoft) mas daqui a uns anos as coisas não deverão andar muito longe do que agora é prometido: interactividade e apoio ao pesquisar.

O site www.msdewey.com tem sido dos mais falados nos últimos tempos, um cenário futurista, uma bibliotecária simpática que adora que lhe façam perguntas... e se é para isto que a banda larga é útil, venha ela (a banda larga, claro!).

Mas não, não é pelo aspecto da bibliotecária na secretária de referência que o site tem sido mais falado (como poderiam ser tentados a pensa, pois apesar de o cabelo estar apanhado os óculos desapareceram!) mas sim pela sua atitude do outro lado do ecrã (é mesmo para levar à letra).

Ms Dewey, pensadora, impaciente e energética, fornece respostas e apresenta reacções curiosas relativamente aos termos pesquisados. O desafio é descobrir as mais de 600 reacções diferentes. Experimentem pesquisar por "Mrs Dewey" (e não Ms Dewey), "meaning of life" "news", "curse", "cusses" ,"irak" ,"piracy", "bush", "internet", "microsoft", "bill gates", "Mac OS X", e claro "Janina" ... mas a melhor ainda é o simples... "ho". Depois pode esquecer o site e dedicar-se a algo mais produtivo.

O Jornal Expresso apresentou um artigo sobre o fenómeno Ms. Dewey http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=395581 (juro que já tinha começado a escrever um tópico sobre o assunto!).

Já agora podem ver a mesma actriz (Janina Gavankar) numa pose mais descontraída e que lhe tem trazido mais fama, no papel de Eva "Papi" Torres, na série L-Word. Onde? No canal FoxLife... embora aí sejam mais as mulheres a olharem para ela!
www.thelwordonline.com/papi.html

O nome Dewey é, como seria de esperar, uma associação a Melvil Dewey e à Classificação Decimal Dewey (CDD)

Até nisto os americanos conseguem vantagens no marketing: nunca poderíamos ter uma Menina CDU (de Classificação Decimal Universal, o sistema mais utilizado por estas paragens!)

[ Ler Mais ]

Primeiro ano do Plano Nacional de Leitura com balanço positivo

Vale sempre a pena ler documentos que apresentam avaliações de projectos e iniciativas governamentais, mais ainda quando influenciam directamente o nosso trabalho. É o caso do PNL e do relatório do seu primeiro ano, um ano que podemos identificar como sendo essencialmente de lançamento, cujos efeitos nas escolas foram mais notados depois de Janeiro 2007, ano em foram sendo estabelecidos protocolos com os municípios e com as outras duas outras áreas do Plano ainda pouco visíveis. No segundo ano esperamos que chegue uma estabilização e alargamento da sua aplicação.
«O primeiro ano do Plano Nacional de Leitura regista um balanço positivo, com um milhão de crianças, do pré-escolar ao 6.º ano de escolaridade, abrangidas por actividades diárias de leitura orientada.

As iniciativas do PNL, nomeadamente o investimento na aquisição de livros para apetrechar as escolas, foram financiadas pelo Governo, pelas autarquias, por fundações e empresas. Do financiamento total, que ultrapassa os 4 milhões de euros, o ME investiu 1,5 milhões de euros, o Ministério da Cultura 311 mil e as autarquias 1,5 milhões de euros.

Ao longo do ano, o PNL promoveu, ainda, sete concursos e passatempos, que envolveram mais de 7000 escolas e mais de 20 mil crianças e jovens dos vários níveis de escolaridade.»
Notícia: www.min-edu.pt/np3/720.html
* Plano Nacional de Leitura - 1.º Ano - Indicadores [DOC]
* Plano Nacional de Leitura - 1.º Ano - Relatório [PDF]

[ Ler Mais ]