Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Agosto, 2007

IX Palavras Andarilhas

A cidade de Beja recebe nos dias 20, 21 e 22 de Setembro de 2007 a nona edição do projecto Palavras Andarilhas - Encontro de Aprendizes do Contar.Desde 1999 que a Biblioteca Municipal de Beja e a Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja, em colaboração com o Instituto Português das Bibliotecas e a Fundação Calouste Gulbenkian, levam a efeito, com carácter anual, as Palavras Andarilhas. Trata-se de um encontro sobre narração oral e promoção da leitura.
No ano de 2007 no projecto Palavras Andarilhas contam, para além do encontro as seguintes acções: festival de narração;estafeta de contos;oficinas (oficinas de narração e oficinas sobre mediação leitora);
praça da leitura (feira do livro e da leitura).Disponíveis para download, as fichas de inscrição na Estafeta de Contos, e Encontro Palavras Andarilhas, bem como o programa oficial da IX edição da Palavras Andarilhas: ver site da CM Beja (fonte desta notícia)

Será ainda inaugurado o Centro do Livro Infantil (CLI) co…

Para consumo no estabelecimento

A questão do empréstimo pago em bibliotecas é o tema dos últimos tempos. O assunto (direitos de comodato e direitos conexos aos direitos de autor em matéria de propriedade intelectual) começou em 2004 a propósito de uma directiva europeia de 1992... e aproxima-se da sua aplicação efectiva em terras lusas.
Uma petição em Defesa do empréstimo público nas bibliotecas portuguesas já circula há algum tempo pela net, os bibliotecários têm levantado o assunto por onde podem mas os legisladores avançam implacáveis. A "Europa" disse está dito, tem de ser ou há multa.
Os autores (ou serão apenas os seus organismos de interesse?) apoiam a transposição da lei e fazem "queixinhas", apresentam argumentos para defender o indefensável. Muito se tem dito e com muita asneira no meio.
Numa "Europa" que regulamenta a colher de pau na culinária e o grau de álcool que o medronho pode ter (ou será o grau de medronho que o álcool pode ter?), não era de admirar que saísse a terreiro…