The Professional Librarian

Esta é a parte 4 de 12 "sessões de formação" sobre diferentes áreas do trabalho em bibliotecas. Se o som estivesse melhor seriam vídeos perfeitos!
Playlist: Libraries and Librarians - professional development
http://www.youtube.com/view_play_list?p=2D6285151E99F565

[ Ler Mais ]

As maravilhas das bibliotecas actuais



Beautiful Libraries In The World
SlideShare Link

[ Ler Mais ]

Fantasmas na biblioteca

Um dia perfeitamente normal numa biblioteca:

É uma cena inolvidável e contém o que há de melhor no imaginário (de terror) da organização de uma biblioteca. Livros a mudarem de estantes sozinhos, catálogo a voar... lindo. Pena que a cena deste vídeo não esteja completa pois termina com a bibliotecária a assustar-se!
Para os técnicos atentos e que disserem que no catálogo faltavam os ferrinhos no meio a segurarem as fichas... têm de perceber que nada é impossível a um fantasma.
Para os que dizem que hoje as bibliotecas já não têm estes problemas de desarrumação do catálogo... só digo para terem cuidado com os "bichinhos dos computadores".

É na biblioteca que encontram o seu primeiro fantasma... e foram logo mandados calar!



Sobre os vídeos:
Trailer do filme (1984)

[ Ler Mais ]

Libra - biblioteca pessoal local

Estou muito bem impressionado com o programa LIBRA que encontrei divulgado no blogue "a informação". O Libra é um software para instalação local, permite criar uma biblioteca pessoal no seu computador, ter a descrição dos livros, umas etiquetas (brinque à CDU para ter as coisas mais arrumadas na estante) e tudo isto através de importação por ISBN. Também importa catálogos em formatos como os do LibraryThing ou de mdb e Excel. Até aqui nada de mais e não superaria o LibraryThing (a não ser pelo aspecto visual) mas o extra interessante é o facto de permitir ter um registo dos empréstimos de livros e audiovisuais a amigos! Os amigos que se cuidem pois agora podemos saber que livros temos emprestados... de uma forma simples e agradável.
O aspecto visual é mesmo muito bom, é fácil de catalogar (não é uma catalogação com visualização ISBD mas isso é só para os locais de trabalho!).
Para quem quer trabalhar com normas de catalogação existe
software gratuito, mas este é o ideal para quem tem livros e DVDs em casa e apenas quer ter um registo pesquisável... e sob controlo. Já estou a imaginar a questão: alguém pode emprestar um regimento interno para bibliotecas domésticas? O que vale é que não gosto de ter livros em casa!
Uma nota: como nem sempre é fácil obter capas dos documentos, não se limite a pesquisar pelo ISBN nacional.. utilize os serviços do LibraryThing pois a capa será obtida a partir de fontes internacionais (depois é só copiar e atribuir no Libra).
P.S. Juro que já vi um OPAC online com este aspecto mas agora não me lembro qual o site para o citar. Mas lá que os leitores iriam preferir um aspecto destes (no programa existem 3 diferentes) isso seria uma verdade.

[ Ler Mais ]

EUA - Future of bibliographic control

Vídeo de conferência nos EUA: Draft Final Report: Working Group on the Future of Bibliographic Control (11/13/2007 - 88 minutos)


Onde se aborda a visão sobre o que o mundo do tratamento bibliográfico deve ser no entender de um grupo de trabalho criado nos EUA. De forma simplificada teremos web, web, web: acesso, conversa, partilha, controlo, trabalho, práticas. E p+elo meio se dizem muitas coisas que deviam ser interiorizadas pelos principais catalogadores e responsáveis por bibliotecas com responsabilidades na gestão dos registos bibliográficos.

Mais detalhes em: Draft Report: Future of Bibliographic Control www.loc.gov/today/cyberlc/feature_wdesc.php?rec=4180

Como ainda está um vídeo em bruto e sem o PowerPoint de apoio, aqui fica o alinhamento da emissão:

5:02 min. - Grupo de trabalho: Conclusões gerais e princípios de orientação (Olivia Madison)

21:30 min. - Relatório - Princípios orientadores do grupo de trabalho
  • Redefinir O controlo bibliográfico
  • Redifinir o universo bibliográfico
  • Redifinir o papel da biblioteca do congresso
24:30 min. - Secção 1 do relatório - Partilha do processo de catalogação (Janet Swan Hill)

40:40 min. - Secção 2 do relatório -
Melhorar o acesso a documentos raros e únicos (Brian Scottlaender)

48:20 min. - Secção 3 do relatório - Posicionar a nossa tecnologia para o futuro:
(Brian Scottlaender).
Sobre a web e os standards.

55:32 min.- Secção 4 do relatório - Posicionar a nossa comunidade para ao futuro (Janet Swan Hill).
Sobre os utilizadores e utilização dos dados
: as máquinas tb são utilizadores do catálogo da biblioteca

1:08 min. - Perguntas e respostas


Working Group on the Future of Bibliographic Control
www.loc.gov/bibliographic-future

[ Ler Mais ]

BiblioRobot

[ Ler Mais ]

Luke Potter e Harry Skywalker


A imagem já é velhinha mas vem a calhar para o lançamento em português do livro Harry Potter e os Talismãs da Morte. Afinal, já dizia Lavoisier, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma

[ Ler Mais ]