Onde se quer sentar hoje?

Cadeiras que seguem o cartão de biblioteca. Passa a ser o meu vídeo de boas entradas a 2008 e venha o futuro (isto é apenas a apresentação conceptual de um projecto de Jelte van Geest na Design Academy Eindhoven) http://www.jeltevangeest.nl/

[ Ler Mais ]

Biblioteca da EBI Charneca da Caparica

[ Ler Mais ]

Conselho de Stephen King

"Para ser escritor tem de ser um leitor, tem de ler tudo. E um dia chegará aquele momento mágico: este livro não presta mesmo! E foi publicado. Eu conseguia fazer melhor." Stephen King (o mestre do terror)

[ Ler Mais ]

Concurso Bibliofilmes


Foi lançado um concurso de vídeos no YouTube intitulado "BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção!", que visa além de promover a leitura, o livro e as bibliotecas públicas e escolares através das novas tecnologias, angariar fundos. Poderão encontrar mais informação na página oficial do concurso em www.bibliofilmes.com e no blogue http://BiblioFilmes.blogspot.com .
Os filmes terão de ser realizados até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil), data em que se iniciará o período de votações, até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.
Para quem se quiser inspirar, encontra aqui muitos vídeos: www.youtube.com/view_play_list?p=77E9F890F16C9315

[ Ler Mais ]

Browser em madeira

A necessidade de acompanhar vários sites ao mesmo tempo, a largura de banda disponível e a velocidade de leitura (em diagonal!) têm proporcionado o domínio dos browsers internet com múltiplos separadores (tabs) para permitir ver mais que uma página ao mesmo tempo. E ainda por cima evitam os incómodos de browsers com múltiplas janelas. Mas afinal o problema não nasceu com a internet... pois já para leitores exigentes de livros existiam auxiliares ao trabalho. Esta é uma secretária de leitura com suporte rotativo para livros. Nada de perder tempo enquanto se vira a folha seguinte!
A invenção é atribuída a Agostino Ramelli e identificada pelo nome de Bücherrad (clique para ver ilustração do engenho).
Info:

[ Ler Mais ]

The Laugh-Out-Loud Cats

Muitas outras imagens do simpático gato Meowlin Q. Kitteh e o seu amigo Pip em bibliotecas (entre outros poisos) podem ser vistas na galeria de Ape Lad - the Laugh-Out-Loud Cats

[ Ler Mais ]

Ensinar o prazer de ler

O "Blog do Galeno" (Brasil) tem agora novo endereço: www.brasilquele.com.br , mais formal mas os conteúdos continuam por lá.
A sugestão de hoje são dois artigos sobre leitura, duas perspectivas sobre o mesmo assunto e para fazerem pensar os promotores de leitura.

Vicente Martins - Por que ensinar a ler é tão difícil?

O melhor caminho, no caso da leitura, é o entendimento linguístico, do fenómeno linguístico que subjaz ao acto de ler.
www.brasilquele.com.br/texto_ler.php?id=993&page=13

Rubem Alves - Como ensinar o prazer de ler
Não se pode ensinar o prazer da leitura com aulas sobre as ciências da linguagem.

www.brasilquele.com.br/texto_ler.php?id=982&page=13

E só mais este artigo, mais para a provocação, embora não deixe de ser verdadeiro:
Livros pra serem furtados... www.brasilquele.com.br/texto_ler.php?id=1811&page=13

[ Ler Mais ]

yWriter4 - software para escritores

yWriter4 é a nova versão do software para escrita de novelas e contos (ou algo que tenha capítulos e cenas). Não vai torná-lo um escritor de ficção pronto a facturar milhões, mas sempre lhe vai permitir escrever de forma mais organizada e manter uma sucessão de eventos com alguma coerência ao logo da obra.
Claro que também vai ser bom para reutilizar cenas entre livros mas não abuse pois os leitores ainda percebem que faz auto-plágio (se é que tal existe... mas isso é outra história)!
Não é o melhor software na área mas é o único gratuito... para além de ser produzido por um escritor: Hal Spacejock. Uma das funcionalidades muito interessantes desta nova versão é o facto do storyboard estar associado a ficheiros que podem ser editados num editor de texto independente para além de permitir a importação de cenas e capítulos a partir de textos criados num qualquer processador de texto.
E enquanto estiver no site, actualize igualmente o melhor leitor de ebooks em formato de texto (ideal para os disponíveis no projecto Gutenberg de onde pode fazer download de todo o catálogo): o yBook em www.spacejock.com/yBook.html . Este programa foi recentemente actualizado para a versão 1.5.8

[ Ler Mais ]