Avançar para o conteúdo principal

Pense antes de divulgar online


Experimente pesquisar sobre "Cyber bullying" ou "Cyberbullying" para ficar a saber mais sobre a perversidade virtual:
Basicamente é o Bullying aplicado ao mundo virtual, que surge usualmente nas escolas. Antes de colocar algo online, pense na sua personalidade digital e como a quer defender.

"Cyberbullying envolve o uso das tecnologias de comunicação e informação para, de forma deliberada e continuada, efectuar comportamentos hostis de um indivíduo ou grupo com o objectivo de prejudicar outros." -Bill Belsey www.cyberbullying.org

Comentários

Pedro Príncipe disse…
"Think before you post"
Sem dúvida!
Um vídeo muito interessante e que deverá levar muitos, principalmente os mais jovens (mas não só, tantos adultos imaturos na web 2.0!) a pensar na consequência das suas palavras.
Há um valor que deverá estar na base da partilha feita em blogs: antes de mais perceber que é um processo do individual para o colectivo, com tudo o que isto implica de individualidade e exposição pública. E depois algo muito importante, neste processo (que leva a partilhar um simples recurso web, um simples pensamento ou uma opinião critica mais elaborada) ter consciência daquilo que acrescento de valor para mim e para os outros!
Paulo Izidoro disse…
O vídeo foi recolocado de outra fonte pois entretanto o autor da fonte utilizada impediu a sua reprodução em páginas externas. Há sempre gente idiota, mais a mais quando o mesmo vídeo está disponível em dezenas de outras contas internet e é um vídeo de uma campanha de TV de serviço público. Mas sempre foi da maneira que encontrei outro legendado em espanhol. E ainda têm mais locais como este:

http://www.youtube.com/watch?v=N80nUa7rhYw
Anónimo disse…
Paulo:

En www.apunteseideas.com.ar hemos comenzado una campaña "Por el olvido en internet" para alertar sobre estos peligros.

Te esperamos por allí.

Excelente blog. Saludos,

Enrique

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…