Avançar para o conteúdo principal

Mulheres e homens nas salas de cinema

Quando chega o verão surgem inúmeros filmes orientados para o sucesso comercial. O problema vai ser a escolha pelo que fica aqui uma tabela de verificação para que não entre na sala errada (não diga é nada à outra pessoa)!

Filmes para "miúdas" e filmes para "gajos": descubra as diferenças!










































Também designados por Chick Flicks, Tearjerkers, filmes românticos, melodramas
Também designados por Macho Movies, BlockBusters, filmes de acção
A principal relação é entre um homem e uma mulherA principal relação é entre um homem e o seu arqui-inimigo (ou por vezes com a sua metralhadora e / ou o carro desportivo).
São utilizados muitos grandes planos para que você possa ver todos as emoções no rosto da personagem.Existem vários planos abertos para que você possa ver todos os bocados de sangue, ossos e de massa cinzenta que explode do rosto do personagem.
Os vilões são pessoas que você vê todos os dias, como maridos infiéis e patrões desagradáveis. os vilões são pessoas que provavelmente nunca encontrará ao longo da sua vida, como chefes de cartéis de droga e extraterrestres devoradores de seres humanos.
O pior acto do vilão é qualquer coisa terrível como dormir com o marido da sua melhor amiga.O pior acto do vilão é qualquer coisa terrível como roubar uma arma nuclear.
Um filme para mulheres inclui sempre crianças como actores para poder acrescentar humanidade e de calor à história. Um filme para homens inclui crianças como actores apenas para serem raptados e adicionar suspense à história.
Os personagens aprendem a respeitar-se mutuamente através de longos diálogos e acções ponderadas. Os personagens aprendem a respeitar-se um ao outro através da violência física.
Se alguém vier a sofrer de uma doença, é inevitavelmente cancro ou insuficiência cardíaca.
Se alguém vier a sofrer uma doença, é inevitavelmente uma forma rara de intoxicação por radiação ou uma infecção por parasitas exóticos numa viagem espacial.
Haverá pelo menos uma morte emocionalHaverá pelo menos 20 mortes gratuitas
Haverá pelo menos uma cena pegajosa e cheia de gritos apresentando um parto.Haverá pelo menos uma cena pegajosa e cheia de gritos apresentando um combate corpo-a-corpo

Haverá pelo menos uma cena onde a personagem principal interage com a sua mãe. Haverá pelo menos uma cena onde o personagem principal interage com um relógio digital em contagem decrescente para zero.
A cena principal envolve uma explosão de paixão. A cena principal envolve uma explosão de um carro, pontes ou outras estruturas criadas pelo homem.
Um final feliz é quando a personagem principal encontra o amor. Um final feliz é quando o personagem principal encontra o vilão e o desfaz em pedacinhos.
Na biblioteca a sua classificação CDU é 791.221.4Na biblioteca a sua classificação CDU é 791.221.7

Artigo original: Chick Flicks vs Macho Movies - Can You Tell The Difference? por Kathy Shaskan http://members.aol.com/kshaskan/chickflick.html
Nota: tradução pt-PT e notação CDU da minha autoria!

E se você voi arrastado (ou arrastou alguém) para ver o "Sexo e a Cidade", é dia de vingança (pagamento) pois Batman: The Dark Knight está hoje à sua espera nas salas de cinema!

E não se esqueça que teremos ainda várias estreias anunciadas para os géneros de Thriller, Suspense e Crime (CDU 791.221.5) um género muito interessante para o romance em dias de calor!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Criar cartazes online

A frase é do livro Inkheart (Coração de Tinta) de Cornelia Funke, o poster foi criado (em segundos) no site http://wigflip.com/automotivator onde também pode criar os seus cartazes motivacionais. Claro que os pode criar num programa de desenho mas muitas vezes faltam-lhe ideias gráficas ou não possui esses conhecimentos técnicos... ou apenas está com pressa!
Teste algumas das ferramentas do site www. wigflip.com
(interessantes são também os post-it e as etiquetas)
Alternativa - Site BigHugeLabs:Motivator: http://www.bighugelabs.com/flickr/motivator.phpMagazine Cover - http://bighugelabs.com/flickr/magazine.php Mosaic Maker - http://bighugelabs.com/flickr/mosaic.phpWarholizer - http://bighugelabs.com/flickr/warholizer.php Jigsaw - http://bighugelabs.com/flickr/jigsaw.phpMovie poster - http://bighugelabs.com/flickr/poster.phpPara coisas mais evoluídas e interactivas... Glogster - http://www.glogster.com/

Dia internacional da oferta de livros

O dia 14 de Fevereiro é o Dia Internacional da Oferta de Livros #bookgivingday . É o dia de fazer alguém feliz com um livro, especialmente crianças.


Criado no Reino Unido tem hoje uma presença internacional. Sem uma organização formal de eventos baseia-se na ação individual de apaixonados pela leitura que procuram dar um livro a quem o não tem.
Ofereça, deixe esquecido, doe! Coloque livros novos ou usados nas mãos de tantas crianças quanto possível!

O poster de 2108 é uma criação de Elys Dolan, criado a partir das ilustrações do livro "Knighthood for Beginners".


No sítio do evento encontra os materiais de promoção para descarregar ou partilha.