Área 0 para a ISBD: proposta

A secção de catalogação da IFLA publicou a proposta para uma revisão da área 0 da ISBD "Content Form and Media Type" para identificação do tipo de material e forma de conteúdo.

Esta área é composta por três elementos que identificam:

  • Forma de conteúdo
  • Qualificação de conteúdo
  • Tipo de suporte
Se a forma será consensual, e a qualificação de conteúdo vai abrir lugar a descrições interessantes para certos tipos de material (mais sensitivos!), já o tipo de suporte (campo obrigatório) apresenta algumas variações ao actualmente estabelecido e poderá mesmo afectar parte da descrição dos documentos audiovisuais e electrónicos.

Se actualmente "Documento electrónico" é o termo para descrição de tipo de material no caso de um DVD com um filme e um trailer, surge aqui a integração dos DVD filme na categoria "vídeo":
  • Video: For video player-enabled resources
    Media used to store moving or still images, designed for use with a playback device such as a videocassette player or DVD player. Includes media used to store digitally encoded as well as analogue images.
  • Electronic: For computer-enabled resources
    Media used to store electronic files, designed for use with a computer. Includes media that are accessed remotely through file servers, as well as direct-access media such as computer tapes and discs.
Esta divisão faz mais sentido e mostra uma melhor compreensão das características dos vídeos em DVD.

Já a designação de "multimédia" tem uma pequena actualização, passando de 2 para 3 o limite mínimo quanto aos tipos de material no mesmo suporte.

Uma questão a acompanhar nos próximos tempos, especificamente até 30 de Janeiro 2009 data a partir da qual será publicada uma revisão da ISBD Consolidada e que já irá integrar esta área.

Podem aceder ao texto aqui: http://www.ifla.org/VII/s13/isbdrg/ISBD_Area_0_WWR.htm