Dia mundial do livro e dos direitos de autor 2008

23 de Abril de 2008:
Dia mundial do livro e dos direitos de autor

Poster da imagem com texto - http://www.unesco.org/culture/afficheunesco/affiche.pdf

Site oficial: www.unesco.org/culture/bookday/

World Book and Copyright Day - Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/World_Book_and_Copyright_Day

Os autores maiores comemorados neste dia:
- William Shakespeare - http://en.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare (embora neste caso 23 de Abril fosse a data do calendário Juliano e não fosse o mesmo dia no calendário gregoriano continental)
- Miguel de Cervantes - http://es.wikipedia.org/wiki/Miguel_de_Cervantes

No Reino Unido é comemorado a 6 de Março (final do período lectivo) mas vale a pena ver estes sites (cada criança recebe um cupão para adquirir um dos nove livros especiais a 1 libra)

World Book Day, Childrens Books, Book Tokens, Book Aid - http://www.worldbookday.com/

National Reading Campaign - World Book Day 2008
http://www.literacytrust.org.uk/campaign/worldbookday.html

E um saltinho ao Ano Nacional da Leitura no Reino Unido
National Year of Reading
http://www.yearofreading.org.uk/

E como também é o dia dos direitos de autor...

[ Ler Mais ]

7 livros para começar na Bertrand

A Bertrand associa-se ao Dia Mundial do Livro e vai oferecer umas rosas na compra de livros: nas compras online a revista "Ler" vem a acompanhar. E já que está online leia o primeiro capítulo destas obras:

[ Ler Mais ]

Did You Know 2.0

[ Ler Mais ]

Os livros iluminam, o conhecimento encanta

Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de Abril 2008 (por ocasião do aniversário do nascimento de Hans Christian Andersen).

Lema do dia:
Books Enlighten; Knowledge delights
Os livros iluminam, o conhecimento encanta.

Mensagem e poster do evento por Chakrabhand Posayakrit (Tailândia)

Os livros iluminam, o conhecimento encanta
A busca de conhecimento por meio da leitura tem de tornar-se uma prioridade e deveria ser incrementada logo na infância.

Desde muito cedo se incute nas crianças tailandesas o desejo de conhecimento pela leitura, com base numa tradição e numa cultura sublimes.

Os pais são os primeiros professores das crianças e os monges tornam-se os principais mentores da sua orientação e educação, intelectual e mental, tanto no que respeita aos assuntos do mundo como no tocante aos valores espirituais.

Encontrei inspiração para a minha ilustração em ancestrais tradições do meu país. Por um lado, a tradição de contar histórias às crianças, por outro, a de aprender pela leitura de inscrições em folhas de palmeira e em tabuinhas que se destinam exclusivamente a ser lidas.

As narrativas escritas em folhas de palmeira provêm da tradição budista. Contam a vida de Buda e recontam histórias das jatakas (fábulas e parábolas), com a nobre intenção de cultivar as mentes jovens e de lhes instilar fé, imaginação e um sentido moral.
(Chakrabhand Posayakrit; tradução de José António Gomes)

Informações:
Chakrabhand Posayakrit nasceu em 1943, em Banguecoque. Formou-se em Pintura pela Universidade de Silpakorn, em 1968, e ensinou na Faculdade de Artes Decorativas da mesma universidade. Doutorou-se em Artes pela Universidade de Chulalongkorn, em 1989, e, actualmente, dedica-se, por inteiro, à sua criação artística.

Além de uma importante obra no domínio da pintura e da ilustração, o artista dedicou-se recentemente à criação de marionetas e à pintura de cenas inspiradas na literatura tailandesa. No poster que acompanha a sua mensagem, Posayakrit regista uma cena tradicional da cultura tailandesa: diante da sua mesa de leitura, uma criança debruça-se sobre as inscrições de um livro de bambu, evocando assim o saber que emana de antigas jatakas budistas, uma colecção de narrativas populares (contos, fábulas e principalmente parábolas) cujo propósito é iluminar o caminho dos homens rumo à sabedoria.

A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People), difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil)

Sites:

[ Ler Mais ]