Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Maio, 2008

Apresentações de papel

Google Docs explicado a leigos.



Duas notas para este vídeo:
1- as legendas são alteráveis em tempo real: é um projecto da http://dotsub.com/ que possibilita a legendagem de um vídeo em trabalho colaborativo. Um serviço ideal para os seus vídeos, permitindo que eles sejam vistos por mais utilizadores

2- As apresentações vídeo/papel (à falta de melhor termo)... apresentam-se como um meio simples de chegar à audiência. Aparecem ainda com o intuito de simplificar a mensagem tornando-a mais atraente. Dá que pensar em época de tirania do Power Point!

E o Google Docs é uma solução a não desperdiçar por quem trabalha em grupo!

Outros vídeos do mesmo género:
Social Networking in Plain English - http://dotsub.com/films/socialnetworking_1/Wikis in Plain English - http://dotsub.com/films/wikisinplainenglish/Podcasting In Plain English - http://dotsub.com/films/podcastingin/RSS in Plain English - http://dotsub.com/films/inplainenglish/Google Docs in Plain English - http://dotsub.com/films/googledocs_1/

Planos de Preservação Digital

Sessão de divulgação do documento Recomendações para a Produção de Planos de Preservação Digital , um documento da DGARQ com a coordenação de Francisco Barbedo.
«Actualmente as tecnologias de informação são principal suporte à produção e armazenamento de informação. A rápida obsolescência tecnológica leva as organizações a correr grandes riscos de não conseguirem preservar essa informação durante o período em que é operacionalmente necessária. A produção do presente documento visa dar uma linha de orientação às organizações de modo a que estas possam garantir as condições materiais mínimas para preservar informação digital durante esse período. Não é considerada, neste documento, a possibilidade de criação de um arquivo digital, orientado para a preservação de objectos digitais de conservação permanente.» www.dgarq.gov.pt/NOTICIAS.html
Data: 26 de Junho de 2008, 14h 30m – 16h 30m.
Local: Direcção-Geral de Arquivos, Alameda da Universidade, 1649-010 Lisboa

Webliografia:
RODA: digital preser…

Princípios Internacionais de Catalogação da IFLA

Foi publicada a proposta de Princípios Internacionais de Catalogação da IFLA que vem suceder à Declaração de Princípios de Paris.
Esta nova declaração substitui e amplia os Princípios de Paris, incluindo, além dos trabalhos meramente textuais, todos os tipos de materiais. Do mesmo modo, inclui, além da escolha e forma de entrada, todos os aspectos de dados bibliográficos e de autoridade usados em catálogos de bibliotecas.

Está assim iniciado o processo de revisão mundial dos Princípios Internacionais de Catalogação da IFLA. Comentários esperados até 30 de Junho de 2008 usando o formulário disponível no wiki do projecto.
Site IFLA: IFLA Cataloguing Section's Standing Committee
Wiki do projecto: http://catprinciples.pbwiki.com/Proposta: PDF em português