Mulheres e homens nas salas de cinema

Quando chega o verão surgem inúmeros filmes orientados para o sucesso comercial. O problema vai ser a escolha pelo que fica aqui uma tabela de verificação para que não entre na sala errada (não diga é nada à outra pessoa)!

Filmes para "miúdas" e filmes para "gajos": descubra as diferenças!










































Também designados por Chick Flicks, Tearjerkers, filmes românticos, melodramas
Também designados por Macho Movies, BlockBusters, filmes de acção
A principal relação é entre um homem e uma mulherA principal relação é entre um homem e o seu arqui-inimigo (ou por vezes com a sua metralhadora e / ou o carro desportivo).
São utilizados muitos grandes planos para que você possa ver todos as emoções no rosto da personagem.Existem vários planos abertos para que você possa ver todos os bocados de sangue, ossos e de massa cinzenta que explode do rosto do personagem.
Os vilões são pessoas que você vê todos os dias, como maridos infiéis e patrões desagradáveis. os vilões são pessoas que provavelmente nunca encontrará ao longo da sua vida, como chefes de cartéis de droga e extraterrestres devoradores de seres humanos.
O pior acto do vilão é qualquer coisa terrível como dormir com o marido da sua melhor amiga.O pior acto do vilão é qualquer coisa terrível como roubar uma arma nuclear.
Um filme para mulheres inclui sempre crianças como actores para poder acrescentar humanidade e de calor à história. Um filme para homens inclui crianças como actores apenas para serem raptados e adicionar suspense à história.
Os personagens aprendem a respeitar-se mutuamente através de longos diálogos e acções ponderadas. Os personagens aprendem a respeitar-se um ao outro através da violência física.
Se alguém vier a sofrer de uma doença, é inevitavelmente cancro ou insuficiência cardíaca.
Se alguém vier a sofrer uma doença, é inevitavelmente uma forma rara de intoxicação por radiação ou uma infecção por parasitas exóticos numa viagem espacial.
Haverá pelo menos uma morte emocionalHaverá pelo menos 20 mortes gratuitas
Haverá pelo menos uma cena pegajosa e cheia de gritos apresentando um parto.Haverá pelo menos uma cena pegajosa e cheia de gritos apresentando um combate corpo-a-corpo

Haverá pelo menos uma cena onde a personagem principal interage com a sua mãe. Haverá pelo menos uma cena onde o personagem principal interage com um relógio digital em contagem decrescente para zero.
A cena principal envolve uma explosão de paixão. A cena principal envolve uma explosão de um carro, pontes ou outras estruturas criadas pelo homem.
Um final feliz é quando a personagem principal encontra o amor. Um final feliz é quando o personagem principal encontra o vilão e o desfaz em pedacinhos.
Na biblioteca a sua classificação CDU é 791.221.4Na biblioteca a sua classificação CDU é 791.221.7

Artigo original: Chick Flicks vs Macho Movies - Can You Tell The Difference? por Kathy Shaskan http://members.aol.com/kshaskan/chickflick.html
Nota: tradução pt-PT e notação CDU da minha autoria!

E se você voi arrastado (ou arrastou alguém) para ver o "Sexo e a Cidade", é dia de vingança (pagamento) pois Batman: The Dark Knight está hoje à sua espera nas salas de cinema!

E não se esqueça que teremos ainda várias estreias anunciadas para os géneros de Thriller, Suspense e Crime (CDU 791.221.5) um género muito interessante para o romance em dias de calor!

[ Ler Mais ]

Um leitor, um imitador

Vejam ainda, em contraposição, este vídeo:
www.youtube.com/watch?v=PUPfAIxdDrA

Nestas férias seja um exemplo positivo.

[ Ler Mais ]

Incentivar a leitura em crianças

Leitura adequada é a leitura que gera interesse. A leitura em casa deve ser agradável e estar ligada à afectividade. (Maria Irene Maluf)

[ Ler Mais ]

Schrodinger no catálogo

Quando é que um livro começa a existir numa biblioteca? E será que existe antes de ser pesquisado... ou encontrado?
Ou como os Quanta entram na biblioteca com a BD Unshelved no seu melhor glosando o gato de Schrodinger (note-se a paródia com Schrödinger's cat). Ainda por cima sendo os gatos dos poucos animais que os bibliotecários gostam de ver na biblioteca (vá-se lá perceber esta tolerância aos pelos de gato!)

[ Ler Mais ]

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Dia Internacional das Bibliotecas escolares é usualmente comemorado na 4ª segunda feira do mês de Outubro (o que seria a 27 de Outubro 2008)

Este ano passa a “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares” com o tema “Literacia e aprendizagem na Biblioteca Escolar”

www.iasl-online.org/events/islm/

O logótipo foi revisto para reflectir essa alteração

[ Ler Mais ]