Avançar para o conteúdo principal

Library 2.0 Gang: Um olhar para 2009

No final da mensagem deixo a transmissão do podcast do Library 2.0 Gang (Richard Wallis - EUA) sobre o que de mais significativo ocorreu no ano de 2008 no mundo tecnológico das bibliotecas, deixando ainda um olhar para 2009. O programa tem 54 minutos e é uma conversa web de Richard Wallis com Talin Bingham, Carl Grant, Nicole Engard e John Blyberg.

A moda tecnológica foram/são/vão ser os programas OpenSource e os Discovery Layer (muito à frente dos tradicionais OPAC na interacção informação/utilizador)

Onde também se fala do Google Books, da Europeana. Se 2008 foi um ano muito inovador, 2009 parece ser um ano de reorganização e análise de direcções a tomar. Mas certamente que em 2009 (...ou 2010!) os programas openSource e a Cloud computing (Computação em Nuvem - baseada em sistemas operativos online) surgem como os elementos a ter em conta.

Uma ideia orientadora surge na conversa: a necessidade dos bibliotecários evoluírem, e fazerem evoluir, as suas ferramentas tecnológicas preparando-se para quando tudo estiver digitalizado... pois aí será ainda mais necessário filtrar e validar essa informação, tarefa que cabe ao bibliotecário. E acrescento eu: mesmo que as bibliotecas não sejam locais em nada semelhantes aos actuais!







Library 2.0 Gang 12/08 [00:54m]: Download Creative Commons License

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…