Library 2.0 Gang: Um olhar para 2009

No final da mensagem deixo a transmissão do podcast do Library 2.0 Gang (Richard Wallis - EUA) sobre o que de mais significativo ocorreu no ano de 2008 no mundo tecnológico das bibliotecas, deixando ainda um olhar para 2009. O programa tem 54 minutos e é uma conversa web de Richard Wallis com Talin Bingham, Carl Grant, Nicole Engard e John Blyberg.

A moda tecnológica foram/são/vão ser os programas OpenSource e os Discovery Layer (muito à frente dos tradicionais OPAC na interacção informação/utilizador)

Onde também se fala do Google Books, da Europeana. Se 2008 foi um ano muito inovador, 2009 parece ser um ano de reorganização e análise de direcções a tomar. Mas certamente que em 2009 (...ou 2010!) os programas openSource e a Cloud computing (Computação em Nuvem - baseada em sistemas operativos online) surgem como os elementos a ter em conta.

Uma ideia orientadora surge na conversa: a necessidade dos bibliotecários evoluírem, e fazerem evoluir, as suas ferramentas tecnológicas preparando-se para quando tudo estiver digitalizado... pois aí será ainda mais necessário filtrar e validar essa informação, tarefa que cabe ao bibliotecário. E acrescento eu: mesmo que as bibliotecas não sejam locais em nada semelhantes aos actuais!







Library 2.0 Gang 12/08 [00:54m]: Download Creative Commons License