Batbibliotecária

Como este ano o Carnaval e os Óscares partilham a mesma semana, fica aqui uma sugestão para as bibliotecárias: Batgirl pois esta de dia era bibliotecária. Mas atenção que Batgirls há muitas e por isso os fatos não são todos iguais!

Ao longo das histórias Batman surgiram várias personagens como Batwomen e Batgirl, sendo que as primeiras foram as Kane: a rica herdeira Kathy Kane (Batwoman) e posteriormente a sua sobrinha Betty Kane (como Batgirl).
É Barbara Gordon (a filha do comissário de polícia e a que surgiu de 1966 a 1988) que de dia é bibliotecária principal (com um "doctorate in library science") na Biblioteca Pública de Gotham City e à noite combatente do crime.

Da galeria de parceiras femininas para Batman e Robin fizeram ainda parte as personagens Helena Bertinel, Cassandra Cain e Charlotte Gage-Radcliffe. Tudo sempre para amenizar a imagem demasiado solitária do duo masculino, mesmo com a Catwoman à solta.

Para uma orientação estética aqui fica a imagem de Yvonne Craig no papel de Barbara Gordon na série Batman, criada para a TV nos anos 60. Os fatos iniciais são sempre em cores vibrantes mas nas versões mais modernas o fato é todo negro, em pele. Um detalhe na foto: no vídeo a bibliotecária "adequadamente" utiliza óculos que faltam na foto!

Nota sobre o vídeo: o segmento apresentado não terá sido emitido pois era o piloto para uma série sobre a Batgirl mas serviu para lancar a série Batman para uma terceira época (1968). Já as onomatopaicas em filme são sempre uma saudosa honra à BD.
Literatura:
Videografia: