Avançar para o conteúdo principal

Política de catalogação para RNBP

Este início de ano de 2009 está muito animado no mundo das normas de catalogação.
Em poucos dias tivemos a revisão dos Princípios de Paris, o novo manual Unimarc e ainda o documento "Política de catalogação para as Bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas", publicado pela DGLB.

O aviso é scurto: A DGLB recomenda adopção de política de catalogação nas bibliotecas públicas
Até parece que seria um drama ir além da recomendação. Se não é essa a responsabilidade da DGLB então onde está o responsável por não existirem responsáveis?!
A normalização é essencial para a constituição e funcionamento de redes de bibliotecas à escala local, regional, nacional e internacional, e para o fornecimento de serviços biblioteconómicos de qualidade, num mundo em que, de modo complexo e não linear, as pressões intensas da globalização se afirmam em paralelo com uma crescente afirmação das particularidades e valores locais e regionais.
Como o documento afirma, são apenas disposições genéricas. Já quanto à "explicitação de políticas de catalogação em cada biblioteca" tal como o "quadro de referência para o desenvolvimento de manuais internos de procedimentos específicos" ficam a aguardar melhores dias.
Não significa que não saibamos todos que é fundamental, que é importantíssimo que as bibliotecas.... (e outras coisas do género para quem gosta de argumentos à exaustão!)

Links:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…