Política de catalogação para RNBP

Este início de ano de 2009 está muito animado no mundo das normas de catalogação.
Em poucos dias tivemos a revisão dos Princípios de Paris, o novo manual Unimarc e ainda o documento "Política de catalogação para as Bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas", publicado pela DGLB.

O aviso é scurto: A DGLB recomenda adopção de política de catalogação nas bibliotecas públicas
Até parece que seria um drama ir além da recomendação. Se não é essa a responsabilidade da DGLB então onde está o responsável por não existirem responsáveis?!

A normalização é essencial para a constituição e funcionamento de redes de bibliotecas à escala local, regional, nacional e internacional, e para o fornecimento de serviços biblioteconómicos de qualidade, num mundo em que, de modo complexo e não linear, as pressões intensas da globalização se afirmam em paralelo com uma crescente afirmação das particularidades e valores locais e regionais.
Como o documento afirma, são apenas disposições genéricas. Já quanto à "explicitação de políticas de catalogação em cada biblioteca" tal como o "quadro de referência para o desenvolvimento de manuais internos de procedimentos específicos" ficam a aguardar melhores dias.
Não significa que não saibamos todos que é fundamental, que é importantíssimo que as bibliotecas.... (e outras coisas do género para quem gosta de argumentos à exaustão!)

Links: