Avançar para o conteúdo principal

Com 22 letrinhas apenas

Ministério da Educação: Estabelece as regras de designação de docentes para a função de professor bibliotecário e para a função de coordenador interconcelhio para as bibliotecas escolares

Com a publicação da portaria que institui a função de professor bibliotecário nas escolas portuguesas, é dado um passo em frente na valorização do trabalho realizado nas bibliotecas escolares.
Esta conquista marca um processo de 13 anos na instituição da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares geridas através do seu Gabinete Coordenador.
É naturalmente fruto do empenhamento do Ministério de Educação aqui representada na figura da Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Teresa Calçada
É ao mesmo tempo resultado do trabalho realizado em cada escola, em cada biblioteca, em cada município, por professores que exerceram as funções de coordenadores de bibliotecas, as geriram e promoveram, por professores que foram membros das suas equipas ou com elas colaboraram directamente em actividades, por auxiliares de acção educativa que se dedicaram a fornecer serviços ao público, órgãos de gestão que investiram nas bibliotecas, e alunos que aderiram às bibliotecas e nelas fizeram a sua zona especial dentro da escola.
Também é um momento só possível pela colaboração da entidades externas como os bibliotecários municipais, serviços SABE, Autarcas, formadores, escritores, artistas e anónimos.

Trata-se de um momento significativo porque as bibliotecas escolares mostraram capacidade de realização, foram fundamentais para a criação de leitores e para a formação de cidadãos. Será um momento importante no sistema educativo na medida em que as bibliotecas são e venham a ser cada vez mais, um pólo aglutinador de saberes e de competências transversais, não só nos alunos iniciais mas em toda a comunidade educativa e na educação ao longo da vida.

Os "porquês" de ser um momento significativo:
  • Porque a formação do aluno não passa só pelas paredes de uma sala de aula.
  • Porque a biblioteca está viva e é necessária ao sucesso educativo
  • Porque a biblioteca constitui um dos melhores mecanismos de igualdade social na aprendizagem
  • Porque a formação de competênciasfaz-se para toda a vida até para necessidades ainda não percepcionadas.
  • Porque a educação se faz ao longo de toda a vida
  • Porque a biblioteca é o centro educativo da comunidade escolar e educativa

E você? Já não vai a uma biblioteca escolar há mais de 13 anos? Olhe que não sabe o que tem andado a perder: as bibliotecas são hoje muito distintas do que já foram, quer em aspecto quer em acção ou em iniciativas..
Para o próximo ano escolar fica aqui uma proposta: contacte com o PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO da sua antiga escola ou o da escola dos seus filhos e disponibilize-se para colaborar.
Ofereça-se para ir ler uns minutos aos alunos, falar da sua profissão, colaborar na organização de um evento cultural ou literário, oferecer um livro, visitar simplesmente. Vai ser bem recebido!

Links para as representações gráficas:
www.wordle.net/gallery/wrdl/997715/Teacher-librarians-Portugal-2009
www.wordle.net/gallery/wrdl/997727/Professor-bibliotecario-Portugal-2009

Com 22 letrinhas apenas, se escreve a palavra...
Professor bibliotecário!

Comentários

MJV disse…
boa síntese, animada pelos wordle-gifts

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson