Kit das Profissões

Cursos profissionais vão contar no próximo ano lectivo com 126 mil vagas

Mais 38 mil vagas do que no ano passado, e quase mais 100 mil do que em 2004/2005. Os cursos profissionais vão contar no próximo ano lectivo com cerca de 126 mil vagas, o que representa “uma alteração estrutural no nosso sistema público de ensino”, que pretende “corrigir um erro histórico” e mostrar que estes “não são cursos de segunda”, defendeu hoje o primeiro-ministro, José Sócrates, durante uma conferência sobre a oferta educativa nesta área, onde também foi apresentado o “Kit das Profissões”.

Sobre o “Kit das Profissões”, o vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação, Paulo Feliciano, explicou que se trata de um manual (também disponível no site do programa Novas Oportunidades) disponibilizado a todos os docentes e alunos do 9.º ano, onde se agrupa a oferta profissional em seis áreas: Máquinas, Tecnologia, Artes, Pessoas e Gestão e Serviços. Dentro de cada uma são apresentados os diferentes cursos, é explicado onde se pode trabalhar e a formação exigida. Há ainda um testemunho de alguém que já trabalha já na área e um outro manual destinado aos docentes com actividades para ajudarem os estudantes a descobrirem a verdadeira vocação. in: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1391766&idCanal=58

O Kit das Profissões
Infelizmente está num site horroroso do ponto de vista da acessibilidade, não se podendo dar o link directo. Assim entram no site, carregam no botão "Guia das profissões", depois no link PD e guardam (são 147 páginas).
Na imagem deste artigo, a profissão de Técnico de Biblioteca, Arquivo e Documentação, com o testemunho de Sílvia Antunes, Técnica de Biblioteca, Arquivo e Documentação (Biblioteca do ISCTE)