Avançar para o conteúdo principal

Agora (Filme)

Na "Estante de Cinema" desta quarta feira está também o filme "Agora" (2009) que retrata eventos do século IV no Egipto, centrado na história da astrónoma e filósofa Hypatia de Alexandria.

A partir da biblioteca de Alexandria, Hypatia, leva a cabo uma luta para salvar a sabedoria do mundo antigo ameaçada por perseguições religiosas. Um filme épico e de grande orçamento que nos chega de Espanha pela mão do realizador Alejandro Amenabar. As imagens e as críticas disponíveis prometem.

Não fora o espanhol ser um idioma que não gosto de ouvir e já estava numa sala de cinema espanhol onde já é sucesso de bilheteiras desde 10 de Outubro.
É mais um filme para ficar atento a estreias em Portugal. Nos EUA está previsto só para 18 de Dezembro de 2009... o que ainda dará para um Óscar, numa corrida onde "Amelia" e "Precious: Based on the Novel 'Push' by Sapphire" (o nome é mesmo assim... aceitam-se apostas para a tradução em português!) já se aprontam na primeira linha. E este ano os nomeados para melhor filme serão 10 e não 5 filmes.

Material gráfico sobre o "Agora":
A verdadeira Hypatia de Alexandria foi uma erudita grega que viveu em Alexandria, considerada a primeira mulher a destacar-se nas matemáticas tendo também ensinado filosofia e astronomia. Viveu num Egipto sob influência romana e dirigiu a escola platónica de Alexandria. A sua influência na cidade bem como nos ensinamentos da época foi elevada.
Foi brutalmente assassinada em 415 por uma multidão de cristãos Coptas acusada de incitar a tumultos religiosos.
Na história é recordada por ser uma defensora da ciência contra a religião sendo a sua morte referida como um marco do fim do período helenístico.
Como tal foi igualmente celebrada no famoso quadro "Escola de Atenas" de Rafael Sanzio http://en.wikipedia.org/wiki/School_of_Athens

Comentários

Fabiane Andrade disse…
Interessante!
ÁGORA é um filme bastante pertinente ele da-nos a conhecer como era alaxandria no mundo antigo. mostra-nos que não havia jutiça nem principio de igualdade. é importante ter esses conhecimentos, acima citados.
doci disse…
Acho um dos melhores filme que vi nos últimos tempos. Ágora além de ser a história de uma cientista, Hypatia, como foi colocado na resenha, é a história da implementação do cristianismo na civilização moderna. O que foi perdido e o que ganhamos é melhor reflexão que o filme me trouxe. Pena que o Brasil deu pouca bola pra ele. Vamos assistir, além de ser uma linda história de amor.

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson