Avançar para o conteúdo principal

Código de barras Google

No dia 7 de Outubro o Google apresenta um logótipo especial: um código de barras.
Este logótipo especial insere-se numa tradição da Google em homenagear determinados eventos e pessoas representando-os no seu logótipo ou no que se convencionou chamar como Google Doodle ou logótipos festivos. Como sempre o termo Google tem de estar representado e desta vez não foi excepção: é um código de barras Código 128.

Qual o evento comemorado?
O registo da patente do código de barras por Norman Woodland e Bernard Silver concedida em 7 de Outubro de 1949 (foi submetida em 20 de Outubro de 1949). Recordar que o sistema inicial foi inspirado no código de Morse e apesar de identificar o sistema linear propunha a codificação dos dados num círculo (num padrão semelhante ao alvo dos jogos de setas).
O sistema fora inventado a pensar em lojas de retalho de produtos alimentares, mas como era caro começou por ser implementado em vagões de comboios (1967), mais tarde em sistemas de portagens em Nova Jérsia, nos correios dos EUA e finalmente em caixas de comida de animais. Daí chegou finalmente às prateleiras dos supermercados: no Ohio, em 26 de Junho de 1974 um pacote de pastilhas foi pela primeira vez lido num supermercado, usando o sistema IBM UPC.
O código de barras acabou por ser um sistema de identificação popularizado pelas cadeias de supermercados. Nas bibliotecas constitui um dos sistemas mais utilizados para identificação automática de documentos mas que tem no sistema RFID um grande rival embora este ainda caro.

Comentários

Reloaded disse…
Exatamente.
Agatha disse…
Legal! Era exatamente isso que eu queria saber: o motivo do logótipo de hoje.
Valeu!
E no dia 9 de Outubro nasce um novo código de barras, mais pequeno, e começará a entrar em vigor em todo o mundo a partir de 2010.
É o GS1 DataBar ou RSS - Reduced Space Symbology

A GS1 Portugal-CODIPOR gere estes números:
http://www.gs1pt.org/produtos_solucoes/barcodes/especificacao.htm

A novidade está no formato e nos dados que pode incluir: informação sobre o país de origem e a capacidade de impedir a compra de produtos fora de validade ou sujeitos a recolha vai ter mais informações e permitirá impedir a compra de produtos fora de validade

Mais sobre o assunto
http://www.tvi24.iol.pt/economia/portugal-aniversario-novo-codigo-barras-gs1-databar-produtos-pequenos/1094154-4058.htm

http://economico.sapo.pt/noticias/novo-codigo-de-barras-nao-deixa-comprar-produtos-fora-da-validade_71411.html

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1383827

Mensagens populares deste blogue

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261