Google Wave: comunicação total

Pois é... lá comecei a utilizar o que promete ser o Tsunami das comunicações web: o Google Wave. A aplicação é da responsabilidade dos mesmo autores do Google Maps
Está em fase "Preview" só para convidados mas já é das aplicações mais badaladas. Calma que já mandei os meus 20 convites, não vale a pena pedir. E quem não recebeu... não é porque não esteja na minha "short list" de amigos, é apenas porque os convites não são logo enviados, ficam em lista de espera, são apenas uma proposta ao Google Wave! Afinal a aplicação vai ser lançada lá para maio de 2010!

O que é o Google Wave? É uma aplicação web, uma plataforma de comunicação e colaboração, um chat evoluído que mistura vídeo, conversa directa e em grupo, arquivo de mensagens, documentos, email, multi sistema operativo, etc, etc. As funcionalidades são impressionantes mas mais de metade delas ainda só aparecem em vídeo.
Vai ser um sucesso?
Talvez não venha a ser uma aplicação famosa entre os mais novos (mais interessados em ter seguidores e comentadores), mas para empresas e projectos que assente em trabalho à distância deve vir a ser uma ferramenta usual.
As empresas que tenham servidores próprios podem utilizar a aplicação a nível local em intranet e internet e provavelmente será uma ferramenta de utilização preferencial para comunicações.
Vai ser mais fácil de gerir informações?
Talvez não, é uma aplicação simples mas certamente não vai ser fácil de utilizar por todos pois é muita coisa ao mesmo tempo para quem não seja hábil com tecnologias e navegação web. Esse é o ponto que deixa apreensivos os seus criadores.
A Google investiu muito nesta aplicação e vai dar tempo ao tempo para que todos se habituem e afinem o seu funcionamento.
No fundo revela uma tendência de várias aplicações web recentes: são criadas para adultos que trabalham e que precisam de as integrar na sua prática de modo a serem mais produtivos (ou "web eficientes"). A eficiência real e aumento de produtividade no escritório essa ainda está para ser comprovada.

Coisas que acho desde já interessantes: silenciar uma Wave e fazer um playback de uma wave. Quanto à partilha de ficheiros e wikis ficam para futuras analises.

  • Aqui fica um guia para iniciar a sua actividade no Wave
  • E um vídeo com algumas das funcionalidades básicas só para quem ainda não tem uma conta Wave


Se tiver 1h20 minutos para ver o futuro (a primeira parte é a mais interessante para o público em geral) ... aqui fica o famoso vídeo de apresentação do Google Google Wave Developer Preview at Google I/O 2009

O certo é que nos arriscamos a ter novas palavras de informatiquês: "Weiva isso" (iniciar uma Wave)! Blipa-me! (mandar um Blip ou mensagem instantânea). Aliás vou já registar os termos!