Avançar para o conteúdo principal

46 anos de Doctor Who


Sabia que no dia 23 de Novembro de 1963, às 17:15 (GMT) foi emitido o primeiro episódio de Doctor Who?
A série da BBC é famosa no meio da ficção científica, um ícone da cultura inglesa (13 milhões de espectadores no episódio de Natal em 2007), passa na SIC Radical, mas você já sabe, certo? Afinal não é por acaso que detém um registo no livro do Guinness como a série de televisão de ficção científica em exibição durante mais tempo, de (1963 a 1989).
A série foi retomada em 2005 e continuará a ser produzida, sendo que em 2010 já não será David Tennant o The Doctor pois vai sofrer mais uma regeneração.


Excerto da série Dr. Who no meio de mais uma viagem no tempo, aqui numa biblioteca.
O argumento do episódio explora mais um paradoxo das viagens no tempo e é uma delícia para os neurónios: e se no meio de uma viagem encontramos um outro viajante no tempo que conhecemos num tempo passado mas que acabou por nos encontrar no futuro quando ainda não tínhamos ido ao passado conhecê-lo?

Para além dos livros e filmes baseados na série, surgiram ainda outras séries a partir do Doctor Who, destacando-se:
E que tal um salto na cabine da polícia até ao site oficial: www.bbc.co.uk/doctorwho/?

Comentários

José Coelho disse…
Peço desculpa, este meu comentário não tem nada a ver, mas não resisti enviar esta notícia depois de a ler: Livro é devolvido a biblioteca norte-americana, 51 anos depois:
http://www.ananova.com/news/story/sm_3565768.html?menu=news.quirkies
Trabalhei 6 anos numa biblioteca e sei que é muito difícil conseguir que as pessoas devolvam os livros, mas isto nunca vi. Bem, sempre é melhor 51 anos depois do que nunca.

Cumprimentos,

José Coelho

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

DigCompEdu Competência Digital para Educadores

Foi lançado, em português, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu, um documento destinado docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal.

Nele são apresentadas 22 competências, organizadas em 6 áreas, e um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital.
Este referencial, criado no âmbito da iniciativa DigComp da Comissão Europeia, pretende ajudar os estados membros na promoção das competências digitais dos seus cidadãos e impulsionar a inovação na educação.

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Responde à consciencialização crescente entre muitos estados membros europeus que os educadores precisam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais …

Criar cartazes online

A frase é do livro Inkheart (Coração de Tinta) de Cornelia Funke, o poster foi criado (em segundos) no site http://wigflip.com/automotivator onde também pode criar os seus cartazes motivacionais. Claro que os pode criar num programa de desenho mas muitas vezes faltam-lhe ideias gráficas ou não possui esses conhecimentos técnicos... ou apenas está com pressa!
Teste algumas das ferramentas do site www. wigflip.com
(interessantes são também os post-it e as etiquetas)
Alternativa - Site BigHugeLabs:Motivator: http://www.bighugelabs.com/flickr/motivator.phpMagazine Cover - http://bighugelabs.com/flickr/magazine.php Mosaic Maker - http://bighugelabs.com/flickr/mosaic.phpWarholizer - http://bighugelabs.com/flickr/warholizer.php Jigsaw - http://bighugelabs.com/flickr/jigsaw.phpMovie poster - http://bighugelabs.com/flickr/poster.phpPara coisas mais evoluídas e interactivas... Glogster - http://www.glogster.com/