Biblioburro

Já antes divulgado em foto, fica agora em vídeo numa reportagem recente (Setembro de 2009)


Luis Humberto Soriano, é professor em La Gloria, Colômbia, e tem passado os últimos 10 anos a levar livros a crianças de comunidades rurais... num burro.

Nem sempre o trabalho tem de ser fácil, mas deve sempre ser gratificante!

[ Ler Mais ]

Oprah Winfrey Show: o fim de uma era

Oprah Winfrey anunciou o fim do seu programa The Oprah Winfrey Show quando fizer 25 anos de emissão em Setembro de 2011.




Um quarto de século que ajudou a mudar a América, defendendo assuntos e perspectivas sociais, personalidades (e presidentes) mas também uma impulsionadora da leitura através do seu clube de leitura responsável pela criação de best sellers.

Mas não vai deixar a TV... vai passar a ter um canal próprio!

Clube de leitura da Oprah (com inúmeros recursos para promoção de leitura)

[ Ler Mais ]

e-book: Mobile learning in higher education

Um e-book que nos chega da Austrália sobre o mLearning (ensino com comunicações móveis)

Jan Herrington, Anthony Herrington, Jessica Mantei, Ian Olney and Brian Ferry (editors), New technologies, new pedagogies: Mobile learning in higher education, Faculty of Education, University of Wollongong, 2009, 138p. ISBN: 978-1-74128-169-9 (online).

[ Ler Mais ]

46 anos de Doctor Who


Sabia que no dia 23 de Novembro de 1963, às 17:15 (GMT) foi emitido o primeiro episódio de Doctor Who?
A série da BBC é famosa no meio da ficção científica, um ícone da cultura inglesa (13 milhões de espectadores no episódio de Natal em 2007), passa na SIC Radical, mas você já sabe, certo? Afinal não é por acaso que detém um registo no livro do Guinness como a série de televisão de ficção científica em exibição durante mais tempo, de (1963 a 1989).
A série foi retomada em 2005 e continuará a ser produzida, sendo que em 2010 já não será David Tennant o The Doctor pois vai sofrer mais uma regeneração.


Excerto da série Dr. Who no meio de mais uma viagem no tempo, aqui numa biblioteca.
O argumento do episódio explora mais um paradoxo das viagens no tempo e é uma delícia para os neurónios: e se no meio de uma viagem encontramos um outro viajante no tempo que conhecemos num tempo passado mas que acabou por nos encontrar no futuro quando ainda não tínhamos ido ao passado conhecê-lo?

Para além dos livros e filmes baseados na série, surgiram ainda outras séries a partir do Doctor Who, destacando-se:
E que tal um salto na cabine da polícia até ao site oficial: www.bbc.co.uk/doctorwho/?

[ Ler Mais ]

Serviços Web 2.0: bons e arrumados

Quem anda muito pela Web certamente que já utilizará pelo menos um serviço de cada categoria deste mapa mental
Para os outros é descobrir o que a Web tem de melhor, serviços que interagem entre eles numa rede de informação e de software (cada nome é um link para o serviço em causa)








O mapa original está aqui:
www.mindomo.com

[ Ler Mais ]

Triliões: o futuro da idade da informação

A história da computação enfrenta um desafio ou melhor um Trilião deles. E daí dependerá o futuro da idade da informação:




[ Ler Mais ]

The Dewey Decimal Rap

Em Portugal as bibliotecas utilizam o sistema de classificação de documentos CDU - Classificação Universal Decimal. Contudo muitos outros países usam o CDD (Sistema Decimal Dewey)
Veja como se pode explicar a mesma coisa de formas diferentes.

Um rap famoso:


Outras versões:
www.youtube.com/watch?v=CaKJfaKue6E

E para saber mais sobre o Sistema Decimal Dewey

[ Ler Mais ]

ISBD: exemplos completos mas sem DVD!

Como complemento à publicação da versão consolidada da ISBD ( International Standard Bibliographic Description) foram agora publicados pela IFLA os Exemplos completos ISBD.
É constituído por uma coleção de registos bibliográficos de acordo com as determinações ISBD. Os exemplos são apresentados em vários idiomas, preparados pelas agências nacionais.
É uma leitura obrigatória para catalogadores, com exemplos interessantes que servem para clarificar e padronizar práticas.

[ Ler Mais ]

Julie & Julia (Filme)

Julie & Julia é mais uma estreia da semana, um filme com argumento adaptado de um livro que resulta de um blogue que contava o modo como era levado à prática de outro livro! E tudo com bons sabores da cozinha francesa. Confuso?! É ver o filme!


Este filme é a adaptação de um livro de Julie Powell que resultou do seu blogue onde descrevia um ano de receitas... seguindo o livro de Julia Child, Louisette Bertholle e Simone Beck intitulado "Mastering the Art of French Cooking" (1961).
O livro de Powell tinha inicialmente o nome de "Julie and Julia: 365 Days, 524 Recipes, 1 Tiny Apartment Kitchen" (2005) e foi publicado em edição popular com um novo nome "Julie and Julia: My Year of Cooking Dangerously"

[ Ler Mais ]

Lua nova (Filme)

Da série Twilight (Crepúsculo), Lua nova é o filme do momento. A estreia em Portugal é a 26 de Novembro mas dia 19 alguns sortudos já vão ver o que os espera... não se exalte... já está esgotada!


O trailer

[ Ler Mais ]

Um Conto de Natal (Filme)

A eternidade de uma obra literária certifica-se quando deixa de ser apenas um livro e passa a pertencer à cultura da humanidade.
Um conto de natal de Charles Dickens é um desses textos eternos e este Natal... lá está ele de novo. A Disney e Robert Zemeckis trazem para o cinema mais uma versão de A cristhmas Carol



[ Ler Mais ]

O Milagre em Sant'Anna (cinema)

Com realização de Spike Lee, Miracle at St. Anna é mais uma estreia da semana nos cinemas portugueses que tem um livro por base do argumento.

Este filme é a adaptação do livro "Miracle at St. Anna" (2003) de James McBride e conta a história da 92ª Divisão de infantaria (Afro-americana) na campanha Italiana da Segunda guerra mundial.

[ Ler Mais ]

Cliente (Filme)


O filme The Client é a adaptação da obra "Cliente" (2004) de Josiane Balasko que também realiza este filme

[ Ler Mais ]

Library 101: novas bases para bibliotecas

Vídeo de lançamento do site Library 101 em www.libraryman.com/library101/
Este novo site tem causado furor na comunidade internacional de bibliotecários.
É um projecto e uma comunidade de bibliotecários a nível mundial, com ensaios, pensamentos e recursos para fazer pensar e mudar a forma de actuação das bibliotecas de forma a que se tornem mais práticas, utilizáveis e úteis à medida que a tecnologia evolui.

Nota: "101" aqui significa nível básico de uma disciplina, os fundamentos de uma cadeira na universidade, pretendendo-se recriar as bases da actuação dos bibliotecários com uma nova formação básica de bibliotecários.
Para ver o que realmente está em causa:

Complete List of Library 101 Skills - www.libraryman.com/blog/101rtk/#section1
(comece pela lista simples que aparece a meio da página! Quantas delas é que você ainda não domina?

[ Ler Mais ]

Index de competências na área das bibliotecas

Download PDF : Competency Index for the Library Field.

É uma compilação de competências adequadas a um largo espectro de funções em bibliotecas. Documento organizado por WebJunction, uma síntese de das competências defendidas por diversas organizações de bibliotecas. A partir daqui as bibliotecas podem estabelecer conjuntos de competências adequadas às suas necessidades.

[ Ler Mais ]

Leitura de Poesia com Vera Barbosa

Actriz mostra a importância do trabalho de leitura de poesia em sala de aula e ensina, com dicas práticas, como aproveitar ao máximo essa actividade

[ Ler Mais ]

Mr. Hudson & The Library - Ask The DJ

Ask The DJ
Mr. Hudson & The Library

I've read quite a few of the books that you see
High on the shelves of this tall library
They teach me how to think
But now I think too much
Much too much

Something's not right, there's a hole in my life
So I wander the clubs
Looking for some soul, looking for some life
All I find is you
But you make me laugh
And that's a start

[ Ler Mais ]

Garfield anti-gripe


Porque aqui a quinta-feira é dia de visita à "Quinta dos Desenhos!"

[ Ler Mais ]

30 anos da BPR da Madeira

30 anos da Biblioteca Pública Regional da Madeira
De forma a comemorar os trinta anos de abertura ao público, a Biblioteca Pública Regional realizou diversos eventos e iniciativas, entre os quais este vídeo institucional. Aqui os espaços, os serviços apresentados dão a conhecer à comunidade enquanto instituição moderna, dinâmica, detentora de um acervo actualizado, atenta às novas tecnologias, de forma a dar resposta às necessidades de leitores de uma sociedade global cada vez mais exigente. No vídeo, estão presentes vários testemunhos de pessoas que, de alguma forma, estão ou estiveram ligados à Biblioteca.

Foi igualmente lançado um novo serviço, o BPR Digital
"A BPR Digital disponibiliza acesso aos documentos sob a forma digital online, obras electrónicas disponibilizadas pela própria instituição ou por outras espalhadas no mundo da Internet, contribuindo para a sua divulgação e acesso aos conteúdos por parte do público em geral."

Fontes: Site institucional da BPR Madeira e Blogue Balcão de biblioteca

[ Ler Mais ]

O Segredo do Vale da Lua (Filme)


Imagens do filme The Secret of Moonacre (O segredo de Moonacre / O Segredo do Vale da Lua) realizado em 2008 por Gabor Csupo e baseado na obra The Little White Horse de Elizabeth Goudge.(Em Portugal "O pequeno Cavalo Branco" pela Presença)
Maria Merryweather fica órfã aos 13 anos e é forçada a deixar sua vida luxuosa em Londres para ir morar com Sir Benjamin, um tio excêntrico e que nem conhecia, na misteriosa mansão em Moonacre. Imediatamente Maria vê-se num mundo sombrio e cheio de disputas de interesse e poder entre o tio e a sinistra família de Coeur De Noir.
A jovem também descobre que ela é o centro de tudo, uma vez que ela é a última princesa herdeira da linhagem. Maria, agora, será guiada por uma legião de estranhos aliados na tentativa de manter a honra de sua família e evitar que Moonacre desapareça para sempre.

Nota: o livro é um clássico da literatura do fantástico com muita aceitação no público infantil.
Para exploração da obra e do filme encontra recursos para docentes e alunos no site: www.filmeducation.org/thesecretofmoonacre/

[ Ler Mais ]

Estado da blogosfera em 2009

Gráficos retirados do relatório da Technorati "State of the Blogosphere 2009"













Consultar relatório:
http://technorati.com/blogging/feature/state-of-the-blogosphere-2009/

[ Ler Mais ]

XVIII Governo: bibliotecas e arquivos no programa

O Programa do XVIII Governo Constitucional, para a legislatura 2009-2013, foi entregue a 2 de Novembro ao Presidente da Assembleia da Republica, Jaime Gama.

Como são vistas as bibliotecas e os arquivos neste programa?
resposta com citações do programa de governo:

Língua

Uma política da língua, unificada e eficaz, é um eixo fundamental da política cultural.
Neste sentido, o Governo:

  • Promoverá a criação de redes de bibliotecas básicas de cultura em Língua Portuguesa e a criação de redes de escolas, no quadro de uma agenda solidária de apoio ao desenvolvimento e à alfabetização, criando programas de deslocação plurianual de professores, especialmente jovens, para os países e comunidades de Língua Portuguesa;
  • Promoverá o reforço financeiro do Fundo da Língua, enquanto instrumento de apoio e suporte aos programas de expansão e consolidação da Língua Portuguesa;
  • Instituirá uma Academia da Língua Portuguesa, dotada de meios que lhe permitam elaborar os instrumentos da língua e articular a política da língua com os restantes países da CPLP;
  • Promoverá a aquisição e depósito dos espólios e acervos de grandes escritores de Língua Portuguesa pela Biblioteca Nacional, o seu tratamento, preservação, classificação e disponibilização;
  • Apoiará, em colaboração com os outros países da CPLP, a digitalização e disponibilização do maior número de conteúdos científicos, literários, informativos e culturais em língua portuguesa;
  • Continuará a apoiar a expansão da rede de bibliotecas de todos os municípios, o desenvolvimento das bibliotecas escolares e o Plano Nacional de Leitura.


Património
O Governo continuará a desenvolver uma política de preservação do Património Histórico e Cultural, como repositório da memória e instrumento de construção de identidade individual e colectiva, garantindo a valorização do Património Classificado e da Rede Nacional de Museus.
Serão adoptadas, entre outras, as seguintes iniciativas:
  • Promoção da recolha, tratamento e divulgação do Património Imaterial português e de Língua Portuguesa;
  • Criação de uma Fonoteca Nacional, preservando o património sonoro português;
  • Reavaliação dos modelos de gestão dos museus e palácios, envolvendo os cidadãos, as comunidades e as entidades de economia social, associações e fundações, numa gestão em rede;
  • Reforço dos meios materiais e humanos dos museus, arquivos e outros equipamentos de preservação e divulgação do Património Cultural, promovendo a tendencial cobertura territorial e a sua sustentabilidade;
  • Expansão da rede de arquivos distritais e municipais;
  • Promoção de parcerias que permitam a aquisição de Património Cultural de elevado valor para o País.

Comunicação social
No que respeita ao serviço de interesse público fornecido pela Lusa, será assegurada, no quadro da estabilidade do relacionamento contratual entre o Estado e a agência, a sua prestação de forma independente e rigorosa, pela eficiente e criteriosa gestão de recursos e pela continuidade da sua função de agência nacional, das comunidades portuguesas e da lusofonia, apta a prestar serviços específicos à comunicação social regional e local e a disponibilizar os seus arquivos.

Consultar programa

[ Ler Mais ]

Mundo de papel

Todas as grandes ideias começam no papel:

Vídeo: Anúncio da empresa Scribe
Criado por: Cru de Ladies (México)

[ Ler Mais ]

Windows7: no meu computador funciona sempre tudo bem

A Microsoft marcou para Outubro de 2009 a renovação do seu principal sistema operativo, trazendo agora o Windows 7 para sucessor Windows Vista. Este fim de semana, e pouco depois da versão internacional, já está à venda a versão em português do Windows 7 o que torna este sistema a nova referência no mercado Windows.

O novo sistema é mais rápido, mais leve, menos exigente, mais compatível com drivers anteriores, possui funcionalidades interessantes mas o utilizador habituado ao Windows Vista não vai sofrer nenhum choque quando o ligar. Já o utilizador do Windows XP sentirá a diferença... afinal já passaram uns aninhos!
Em termos de tecnologia este sistema operativo tem sido mimado por todos, aparecendo como a solução para quem não quer usar o windows vista.
Comigo é mais uma mudança que faço quase todos os 3 anos... o tempo médio de duração de um sistema operativo da Microsoft. Isto claro desde o Windows 3.11 (inclui passagens pelo Windows 95, 98, Millenium, XP, Vista). Em termos de sistemas windows o meu portátil ainda vai ficar com o XP mas o computador principal fica com o Windows 7.
Porque mudo? Não é porque não goste do sistema anterior, mas sim porque o seguinte é melhor, tem mais funcionalidades e melhor desempenho. Aliás, como uma das minhas frases favoritas refere "no meu computador funciona sempre tudo bem", nunca percebi as reclamações sobre o Windows Milenium ou o Windows Vista (dois sistemas mal amados pelos informáticos). É que ou eu tenho sempre sorte com os sistemas que instalo nos vários computadores (pois funcionam sempre bem) ou então há gente muito distraída (basta recordar que a maior reclamação sobre o Vista era simplesmente uma configuração de controlo de conta do utilizador que era uma boa opção mas que também se podia mudar num segundo). Para os curiosos o controlo de conta continua a existir no Win7... mas agora já o sabem desactivar, certo?!

E porque nem toda a gente já testou... ficam aqui umas respostas rápidas:

  • É bom? É!
  • É a resposta a todo os males do mundo informática? Não!
  • É preciso mudar o computador que tenho? Se funcionava com o Vista funciona com o Windows 7. Aliás até bem melhor, incluindo drivers, etc. Se desligar a funcionalidade AERO até o pode correr em qualquer máquina Pentium III, 800 Mhz e com 500 Mb de Ram. A sério!
  • Posso actualizar a partir do Windows XP? Não, só a partir do Vista. Quem tem o XP terá de instalar tudo de novo. Aliás instalar de raiz num disco limpo (e de preferência dos novos!) é sempre a melhor aposta. Tudo o resto é despesa para o futuro!
  • Vale a pena pagar pela actualização a partir do Vista? Se for muito exigente no seu trabalho a resposta será sim. A médio prazo, e a evolução natural das coisas, o Windows 7 será o seu sistema: quem sabe o Pai Natal...!
  • É o último sistema da Microsoft? Claro que não.. daqui a 3/4 anos deve sair o sucessor, o Windows 8!

Para bibliotecários escolares em Portugal:
  • O Windows7 permite correr o programa de Gestão da biblioteca da minha escola? O Bibliobase, Porbase5 e Docbase funcionam bem e sem problemas! Quanto a outros não testei.
  • Os computadores do PTE vêm com o Windows Vista, acabaram de ser instalados na minha biblioteca e ainda nem sequer aprendi a trabalhar com esse sistema. Posso actualizar logo para o Windows 7? Sem comentários... é a vida!

Conclusão final: pode viver sem o Windows 7? Pode... mas não é a mesma coisa!

[ Ler Mais ]