Concerto de ano novo 2010

Começar o ano a ouvir o concerto de ano novo da Filarmónica de Viena é um bom auspício e um bom começo de ano! Assim mais um ano começou a apreciar Strauss e companhia... e como muitos milhões de pessoas... sentido muito informalmente num sofá e com som no nível "chatear vizinhos".
São 153 minutos de serviço público de qualidade da RTP/Eurovisão mas que constitui um autêntico espectáculo de massas: é o espectáculo de música clássica com a maior cobertura televisiva e radiofónica no mundo. Para além da qualidade sonora a qualidade das imagens é elevada incluindo imagens de exteriores e momentos de bailado.

A abertura (opereta O Morcego) foi excelente.. e o final apoteótico como sempre. Beleza, qualidade sonora, magia e alegria. Afinal aquilo que faz com que cada concerto esteja esgotado... com um ano de antecedência (a inscrição para o sorteio de aquisição termina a 23 de Janeiro).
Este ano Georges Prêtre voltou a conduzir a orquestra, sendo Franz Welser-Möst o maestro designado para o próximo ano.
E para quem acha que a musica clássica é aborrecida, veja e ouça estes 4 minutos finais do concerto com a marcha Radetzky que costuma encerrar os concertos de ano novo (começa ao minuto 1).


Sites: