Avançar para o conteúdo principal

Feeling pela leitura: Gotta Keep Readin

Vídeo "Gotta Keep Readin'" pela escola Ocoee Middle School - Orange County, Florida, EUA, Gravado em Dezembro de 2009 por 1600 alunos

Gotta Keep Reading
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good book
Cause this book’s gonna be a good good
book to read

Este vídeo é uma reinterpretação do evento "Flash Mob" que marcou o lançamento da nova temporada do Oprah Winfrey Show com uma versão especial do super-mega êxito "I Gotta Feelin’" (no original com a actuação dos próprios Black Eyed Peas)

O evento não foi feito de forma totalmente amadora, envolveu os alunos mas também profissionais (a letra alternativa foi criada por Nicole Nasrallah e Jamie Perez), e a própria universidade (ver créditos do filme). Este evento foi uma estratégia de preparação para o FCAT  «The Florida Comprehensive Assessment Test (FCAT) is part of Florida's overall plan to increase student achievement by implementing higher standards. The FCAT, administered to students in Grades 3-11, consists of criterion-referenced tests (CRT) in mathematics, reading, science, and writing, which measure student progress toward meeting the Sunshine State Standards (SSS) benchmarks»
Pick up that book
And turn the page
You’ll never know
Just what you’ll find
Information
Or Fantasy
Drama and Art
All make you smart!
I know that you’ll have a ball
If you turn off the TV and just read them all
Just think, with a book you’ll be so entertained
E tudo isto numa escola de referência, pois é a "Ocoee Middle School is the state technology demonstration school for Florida". Eu tenho um certo gosto pelo conceito de "escolas de referência"... pelas suas capacidades e condições de trabalho e não pela sua antiguidade!


Para quem já me conhece... não podia deixar passar esta oportunidade: reparem como na letra só se fala em livros escritos em diferentes idiomas e em géneros literários... não em livros divididos por nacionalidades ou séculos dos seus autores! Claro que isso deve ser porque só estão interessados em promover a leitura e não em brincar aos classificadores!
Action, Sci-Fi, Humor, Adventure
Biography, Reality, Mystery and Fantasy
Read read read read read it up
What ever you like
Read those Sunshine States
Take those Reading Counts
Gotta Keep Reading

Para quem tem andado distraído (e por isso pode não perceber a verdadeira dimensão desta ideia) fica aqui a versão original que marcou a apresentação da 24ª época do The Oprah Winfrey Show. Aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos (8 Set. 2009) onde 21 mil pessoas dançaram ao som de "I Gotta Feeling", dos Black Eyed Peas

O espectáculo "popular" e semi-espontâneo é considerado um dos maiores "flash mobs" alguma vez realizados numa só cidade. De acordo com a imprensa internacional, Oprah Winfrey não teria conhecimento do que se iria passar. O "flash mob" foi combinado pelos Black Eyed Peas em parceria com o coreógrafo australiano Michael Gracey, que contratou 800 dançarinos para começarem a dançar ao som de "I Gotta Feeling". A partir daí, a dança estendeu-se aos demais 20 mil cidadãos que assistiam à apresentação do programa!

E aqui fica o vídeo oficial da música: I Gotta Feeling (Black Eyed Peas)

Claro que se ainda não viu este vídeo anda mesmo distraído. Esqueça a censura... já toda a gente viu as imagens milhares de vezes!

Site da Escola Ocoee Middle School - https://www.ocps.net/lc/west/moo/Pages/default.aspx

Vídeos:
Reportagens sobre o evento com entrevistas aos participantes:

"Web Distraídos"?

Agora só falta colocar os jogadores da Selecção Nacional de futebol a cantar esta versão! É que "O BES tem um feeling", é o patrocinador da vinda dos Black Eyed Peas ao estádio do Jamor (30 de Maio), tem os direitos da sua música para Portugal e ainda... é patrocinador da Semana da Leitura do PNL.

Uma boa Semana da Leitura 2010!

Comentários

Jorge disse…
Paulo:
Achei a ideia genial! Até já tinha ideias para dinamizar e Semana da Leitura, mas esta tua sugestão é insuperável!
Parabéns e obrigado.

Jorge Manuel Ferreira

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Porque amo a minha biblioteca escolar?

"Why I Love My School Library" é o tema do MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares que se comemora em Outubro de 2018.
Um tema que, segundo a IASL, se enquadra no objetivo deste ano de análise aos impactos da biblioteca escolar.
Porque amo a minha biblioteca escolar? Outubro será um bom momento para pensar nas nossas bibliotecas e nos nossos utilizadores. Porque é que gostamos das bibliotecas escolares? E o que não gostamos nelas?  Duas perguntas importantes e a fazer desde já. Todas as respostas serão motivos para estratégias de melhoria a realizar ao longo do ano letivo que agora se inicia.


Infos: IASL - https://iasl-online.wildapricot.org/advocacy/islm/index.html

Leituras essenciais Português 11º ano

Estas são as obras literárias para as leituras essenciais propostas para a disciplina "Português" (11.º ano)


A partir do próximo ano lectivo, as aprendizagens essenciais vão substituir as metas curriculares.

Estes documentos estão em consulta pública até 27 de Julho na página da Direcção-Geral da Educação http://www.dge.mec.pt/noticias/consulta-publica-aprendizagens-essenciais


Apesar de insistir que os programas das disciplinas continuam em vigor, o Ministério da Educação indicou ao PÚBLICO que os exames vão passar a avaliar “o que está disposto nas aprendizagens essenciais”. O que acontecerá já em 2019/2020 para os alunos do 11.º ano. Fonte: https://www.publico.pt/2018/07/18/sociedade/noticia/os-maias-deixam-de-ser-leitura-obrigatoria-no-secundario-1838325