Avançar para o conteúdo principal

Bibliocleptomania ou puro roubo?

Com tanta editora a querer esvaziar os seus armazéns de livros há quem se dedique a assaltar bibliotecas de forma industrial!

"Ladrão surripiou 1500 livros de biblioteca no Porto
Homem de 40 anos foi detido hoje no Porto, suspeito de ter furtado 1500 livros de uma biblioteca de Paços de Ferreira, 800 dos quais já foram vendidos na Internet."
Jornal Expresso

"A Polícia Judiciária recuperou hoje mais de 700 livros em casa de um vendedor desempregado que, nos últimos meses, furtou mais de 1500 obras de uma biblioteca pública de Paços de Ferreira. (...)
Durante as buscas da PJ à residência do suspeito, muitos dos 700 livros já se encontravam embalados para envio postal para ciber-compradores"

«Por esta actividade ilícita, que durava há cerca de um ano, o rendimento mensal médio do arguido e da companheira seria acrescido de cerca 500 euros, apesar de muitos dos livros serem vendidos por valores inferiores a 5 euros»

Mas não esteve só: a própria notícia diz ter sido a companheira do detido, funcionária da biblioteca, quem efectivamente "se apropriava dos livros para entrega ao companheiro".

Afinal até existe mercado para o livro usado!

A notícia surge de forma mais ou menos semelhante em:

Pergunta ociosa: será que ninguém desconfiou dos carimbos que os livros apresentavam?!


Para que conste Bibliocleptomania é um desejo incontrolável ou compulsivo para roubar e/ou possuir livros.
Neste caso tratou-se apenas de um roubo para venda!

A ler: Algumas histórias de Bibliocleptómanos

E apesar de se dizer que não há livros para curar esta doença que tal ler:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson