Integração e Gestão das TIC nas bibliotecas

Integração e Gestão das TIC nas bibliotecas - Paulo Leitão (Liberpólis)

Resumo: O universo das tecnologias da comunicação e informação é encarado como uma oportunidade fundamental de criação de um novo tipo de biblioteca, identificando-se as dificuldades de correlação entre as diversas tecnologias e suportes em presença.
Perspectiva-se esta "nova" biblioteca através da integração holística de velhos e novos serviços, velhas e novas tecnologias. Alerta.se para a necessidade de uma visão estratégica da organização e de uma planificação do processo de integração tecnológica, por forma a evitar rupturas profundas que ponham em causa a vida da organização.
Integração e Gestão das TIC nas bibliotecas
Integração e Gestão das TIC nas bibliotecas - Paulo Leitão (Liberpólis)
Este documento é em si mesmo um exemplo/alerta sobre a "integração holística de velhos e novos serviços, velhas e novas tecnologias":
  • O próprio autor coloca-o no Scribd (o site de partilha de documentos)
  • Como "sigo" o Paulo Leitão no Scribd fico logo a saber no mesmo dia em que é publicado e também o leio.Quem me segue no Facebook fica também a saber que eu gostei de ler este artigo.
  • Coloco então um artigo no meu blogue com este texto para que você também o fique a conhecer e o leia. 
  • Naturalmnete que se espera que o divulgue aos seus amigos, o coloque no Twitter, etc.
Paradoxos digitais: o artigo não é a versão digital do artigo da revista mas sim a digitalização da impressão do mesmo artigo!
Assim do digital passou ao papel e depois de novo digitalizado para ser dado a conhecer! E quem sofre é o utilizador que não pode desfrutar a máxima qualidade na leitura digital. Lembra as cópias dos emails enviados por Fax!