Avançar para o conteúdo principal

Reduzir para melhorar ou para poupar?

Foi publicada a Portaria 558/2010 de 22 de Julho que altera o anexo I da Portaria 756/2009 de 14 de Julho, ou seja altera o rácio de professores bibliotecários por alunos/bibliotecas escolares. A alteração é uma simples redução, por exemplo em vez de atribuir 3 professores bibliotecários a agrupamentos com 3 ou mais escolas e com 1700 alunos agora isso só acontece com 2100 alunos. E isto numa altura em que os agrupamentos crescem e aumentam as distância entre as bibliotecas escolares onde os professores bibliotecários vão ter de exercer as suas funções.!
Se todos sabemos que estamos a falar de reduzir custos, já o legislador (o tal que só tem espírito) gosta de fazer introduções criativas, aliás um mau hábito que também se devia erradicar para poupar PDF e horas de leitura. Repare-se:
"Volvido um ano de vigência do referido diploma legal, a experiência entretanto adquirida pela sua aplicação veio evidenciar a necessidade de optimizar a afectação de docentes à função de professor bibliotecário. (...) a previsão dos ajustamentos a introduzir reflecte a preocupação de acautelar a eficácia e eficiência" (...) e salvaguardar o serviço que prestam quer às diferentes comunidades educativas quer aos diversos utentes que a elas recorrem, reconhecendo -se o importante papel que as bibliotecas escolares desempenham no sistema educativo português.
É mesmo altura de um provedor do leitor: "Ó meus amigozzzz...não havia necessidade". Digam apenas que fizeram esta alteração para economizar. Aliás até escreveram::
"uma melhor adequação da relação custo/benefício no funcionamento destas estruturas de apoio à aprendizagem"

Qual será o problema neste país em dizer: "Não vamos fazer isto para pouparmos dinheiro!"
É que de resto é melhor estarem calados e não dizerem coisas sem fundamentos.

PS: para a próxima podiam chegar a estas conclusões brilhantes um mês mais cedo? É que os concursos de professores bibliotecários até terminaram no dia 15, os concursos de professores estão a correr e alguns professores retirados do concurso por terem ficado como professores bibliotecários, pessoas a ficarem sem horário ou escola, é capaz de ser um pouco sem sentido não? Ou foi agora porque calhou?

Comentários

Esta atitude demonstra simplesmente a falta de respeito que sempre houve em relação aos Professores.
Agora aguardamos sem saber o que nos vai acontecer.

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson