Meus livros, meus filhos

"Eu gosto dos livros como meus filhos e tu tens 31 deles em casa. Eu quero-os de volta, todos. Ou não passas para a 4ª classe".

Tradução livre de uma frase de Betty White, convidada na série da ABC "The Middle" onde desempenha o papel de bibliotecária escolar.

Fonte: www.etonline.com/news/2010/04/85500/index.html

[ Ler Mais ]

Livro com problemas técnicos

Os problemas que a nova geração encontra nos livros:

Título original: Joe's Non-Netbook
Fonte: EDU 590


 Claro que também podemos pensar ao contrário e ver as vantagens da novidade tecnológica "livro"

[ Ler Mais ]

Os últimos 10 anos

Como representar os últimos 10 anos em infografia? É uma visão à moda dos EUA mas uma é de leitura interessante.

Infografia de Phillip Niemeyer publicada no jornal The New York Times

[ Ler Mais ]

Biblioteca de Huelva

Vídeo promocional da Biblioteca Provincial de Huelva, uma biblioteca num prédio da baixa. Disposta em cinco pisos, à primeira vista até parece pequena, conta com mais de 90 mil documentos em 3 mil metros de área.

Se quiserem fazer um vídeo promocional de uma biblioteca é só estudar este vídeo pois servirá como um bom roteiro de apresentação de Bibliotecas (menos a voz!). De vez em quando temos mesmo de elogiar os 'nuestros hermanos' pois até acertam em algumas coisas.
E que belas tapas se servem ali perto!
  • Site da Biblioteca Provincial de Huelva
    Este é um site muito bem estruturado e completo (mesmo que a base técnica não seja a melhor). Fica como desafio para bibliotecas portuguesas onde terem metade da informação disponibilizada já era bom!
  • Site da Red de Bibliotecas Públicas de Andalucía onde são disponibilizados os serviços da respectiva rede de bibliotecas

[ Ler Mais ]

Biblos o super-herói de Huelva


Vídeo de apresentação de Biblos e seus amigos. Este desenho animado narrará as alucinantes aventuras de Biblos na Biblioteca Pública de Huelva, onde estão a ocorrer uma série de misteriosos sucessos. Os seus amigos são a Surferbook (Leles), e o Marcapáginas (Oscar), um aprendiz de super-herói.
Estas personagens marcam o lançamento do clube de leitura juvenil da Biblioteca provincial de Huelva (Espanha) que disponibiliza ainda documentos de interpretação e compreensão das obras em leitura.

[ Ler Mais ]

Como desenhar a negro (livro)

O mundo é cinzento mas eu vejo a preto e branco

Este é um vídeo promocianal de um livro

[ Ler Mais ]

Toshiba JournE Touch

O tablet da Toshiba está a chegar. Um pouco mais pequeno que o iPad, menos capacidades mas interessante para quem não precisa de muita coisa (se for barato). Depois do verão se saberá o preço em Portugal mas os falados 250 euros iam salvar a vida de muitos agricultores do Farmeville!

Com máquinas destas a surgirem já a baixo preço no mercado podemos ter uma boa noção de como se vai alterar o modo de acesso a internet nos próximos anos para aqueles que apenas são consumidores de conteúdos.

Análise detalhada ao equipamento em
http://pplware.sapo.pt/informacao/journ-e-touch-o-tablet-multimedia-da-toshiba/

[ Ler Mais ]

Imerso na natureza

The Book - ilustração por zancan
Site: http://zancan.deviantart.com/art/The-Book-86717537

[ Ler Mais ]

Projecto Livro falado

O projecto livro falado disponibiliza livros áudio. O projecto nasceu com o objectivo de unir pessoas com deficiência visual e videntes através da literatura e do teatro.

Objectivos do site www.livrofalado.pro.br
  • Disponibilizar livros falados para pessoas com deficiência visual.
  • Discutir o fazer teatral inclusivo.
  • Unir pessoas dos oito países da Língua Portuguesa.
  • Gravar e capacitar voluntários para a gravação de mais livros.
  • Promover oficinas de expressividade para actores cegos

O download implica registo. Ver site em www.livrofalado.pro.br

[ Ler Mais ]

Amor ao primeiro livro

Existem comunidades de todos os tipos, existem bibliotecas virtuais, existem sites de encontros... tinha de surgir um site de encontros para pessoas seleccionadas com base nos seus gostos literários: aLikeWise
Até daria para um exercício interessante: que tipo de livros gostaríamos que a outra pessoa gostasse de ler? Experimente ainda fazer umas pesquisas no site (não é preciso registo para tal) e varie o tipo de livros/autores no critério da pesquisa.
E cuidado com os livros que anda a ler, especialmente se for literatura infantil ou ainda é acusado de pedofilia!

[ Ler Mais ]

Alice no País do iPad

É um livro? É um jogo? É um bom momento de literatura? É Alice no País do iPad das maravilhas. Mais que um livro é um documento digital. Afinal andar com o iPad às voltas não serve só para conduzir um Fórumula1 virtual... também dá para ler!

O iPad não é um verdadeiro leitor digital para leitores inveterados (não funciona a tinta digital) mas quem pode negar os seus encantos para as utilizações interactivas?




[ Ler Mais ]

Alice: a versão manuscrita original

Para comemoração do Dia do Livro ficam aqui duas sugestões, em artigos separados, para o mesmo livro: Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. Este é o pseudónimo de Charles Dodgson que em 1862 contou a história a Lorina, Alice e Edith Liddell, as filhas do Deão do seu colégio. A pedido de Alice acabou por escrever a história em 90 páginas que ilustrou com 37 desenhos e lhe entregou dois anos mais tarde.
Posteriormente a obra acabaria por receber mais dois capítulos e foi publicada para o grande público.
Pode ler o livro na sua versão original na página especial criada pela da British Library para o manuscrito Alice's Adventures Under Ground

[ Ler Mais ]

A Ilha do Impy, (2006) - Filme

No original alemão "Urmel aus dem Eis" uma animação alemã de 2006 e agora em estreia.
Real. Reinhard Klooss e Holger Tappe

Para os interessados o título em inglês é "Impy's Island" e no Brasil... "Tô de Férias"

A animação é uma adaptação da obra de Max Kruse: Urmal from the Ice Age

[ Ler Mais ]

Eu Amo-te Phillip Morris, (2009) - Filme

I Love You Phillip Morris (2009)
real. Glenn Ficarra e John Requa

A vida do impostor Steven Jay Russell entre a arte e as fugas à prisão.

Este filme é a adaptação ao cinema da obra de Steve McVicker: I Love You Phillip Morris: A True Story of Life, Love, and Prison Breaks

[ Ler Mais ]

Kick-Ass, (2010) - Filme

Ser um super-herói faz mal à sua saúde. E ao ego?
Kick-Ass (2010) - Real. Matthew Vaughn

Em estreia esta semana um filme com super-heróis da era da internet!

O argumento é uma adaptação da BD de Mark Millar e John Romita Jr. publicado pela Marvel Comics.

[ Ler Mais ]

Guarda fatos do Batman

Ele é o Robin, ele é o Batman, ele é o mordomo... aquela roupa.. eu sempre desconfiei!

Tudo sobre Batman a partir daqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Batman

[ Ler Mais ]

1001 utilidades para o velho catálogo de fichas

Sem destino para aqueles armários cheios de gavetinhas do tempo em que o catálogo da biblioteca era em papel? Lá em casa podem ainda ter alguma utilidade!


Ver alternativas em : 1001 utilidades para o velho catálogo de fichas

[ Ler Mais ]

Semana de um professor bibliotecário

E se um dia destes fizesse um gráfico com a distribuição do seu tempo semanal numa biblioteca escolar? Para bibliotecário(a) escolar pensar e director(a) ver? E também para bibliotecário(a) ver e Director(a) pensar? Para todos verem e pensarem!

A questão que importa colocar é saber se serão as nossas acções já uma rotina ou seremos capazes de pensar nelas, o porquê da sua execução e qual a sua utilidade/impacto na escola?
Foi este o desafio colocado a Dianne McKenzie, uma professora bibliotecária de Hong-Kong (escola do 1º ao 9º ano ) e o resultado foi apresentado no artigo http://librarygrits.blogspot.com/2010/03/tracking-my-activities.html

[ Ler Mais ]

Acordo Google Book e o futuro da leitura

Um excelente artigo de Annalee Newitz sobre o chamado Google Books Search 2.0 que está pendente de análise judicial ao nível das questões de direitos de autor. Aqui se analisa todo o processo do negócio do Google ao nível dos livros e das suas consequências ao nível da leitura.

1. Pode tornar-se mais difícil conseguir informações online sobre os livros de escritores de que gosta.
2. Você vai ler livros on-line gratuitos de autores considerados desaparecidos. E o Google vai ganhar dinheiro com isso.
3. O Google vai competir com a Apple e Amazon e todos os outros para ser a sua livraria on-line preferida.
4. Bibliotecas e livrarias serão a mesma coisa.
5. A ficção científica de massas (Pulp science fiction) regressará de inúmeras formas.

Pelos 5 aspectos enunciados vê-se o artigo não apresenta um grande entusiasmando com a Google mas o artigo está bem escrito e vale a pena ler (e tem belas ilustrações!).

[ Ler Mais ]

A sua biblioteca entra num telemóvel?

A preocupação com os telemóveis nas bibliotecas já não é apenas relativamente ao seu barulho mas sim ao modo como não colocar a biblioteca ao seu alcance:



Autoria Sarah Houghton-Jan Apresentação na conferência CIL2010 (Computers In Libraries 2010 - EUA)

[ Ler Mais ]

Uma entrada de destaque

A estante dos destaques não está muito em destaque? Há quem passe por ela sem a ver? E que tal colocar os documentos em destaque na própria porta?
Portas giratórias da Livraria da Vila (Vila Madalena, S. Paulo - Brasil)
- Depois de fazer UAU a olhar para as imagens só posso dizer com os meus botões: coitado do arquiteto de 'uma certa futura' biblioteca... vai ter de ouvir tantos pedidos! É que esta solução ampliou uma ideia peregrina (embora diferente) que já tinha na algibeira.

[ Ler Mais ]

Tumblebooks

O site tumblebooks disponibiliza livros áudio em inglês e em espanhol com histórias orientadas para um publico infantil e juvenil.
A leitura dos livros é efectuada num leitor flash e acompanhada de apresentação do texto, constituindo assim um documento útil na aprendizagem dos idiomas.
Alguns dos livros não estão disponíveis em áudio mas apenas em texto. Estão ainda disponíveis jogos e actividades interactivas.
Site: www.tumblebooks.com/

[ Ler Mais ]

Portátil de bibliotecário

Prefiro o meu Asus EeePc com um ar clea mas quem quiser algo mais criativo como adicionar umas "skins"


E se quiser pode ter outros equipamentos, como o demonstra este iPad com ambiente de trabalho a condizer:
A arte de personalizar portáteis em: Decalgirl

[ Ler Mais ]

EUA: uma nação sem bibliotecários escolares

O mapa 'Nation Without School Librarians' apresenta-nos o panorama das bibliotecas escolares nos EUA em tempo de cortes orçamentais:
  • A vermelho: decisão para trabalhar em mais que uma biblioteca
  • A Azul: decisão para eliminar a posição de bibliotecário escolar certificado
Num tempo em que alguns "andam de olho" nos lugares de professores bibliotecários, quanto mais não seja para ocuparem o tempo enquanto não conseguem um posto principal nas biblioteca municipais, aqui fica o alerta!

Para os professores bibliotecários: não basta citar estudos sobre o impacto das bibliotecas escolares no desempenho dos alunos, não basta pregar a importância das bibliotecas escolares no desenvolvimento dos alunos ou na criação das comunidades educativas. É preciso acção! É preciso fazer. É preciso criar. É preciso mostrar.
Quando for tempo de cortes financeiros, corta-se no que tiver menos impacto directo na vida diária da instituição: este é o critério de importância no mundo empresarial quando se tem de fazer a gestão dos recursos.
Assim deixo um desafio/exercício aos professores bibliotecários: que impacto tem tido a sua biblioteca na vida da sua escola? Ou menos prosaicamente... quem está ao seu lado na 'batalha' para defender a biblioteca escolar e a sua acção?

[ Ler Mais ]

Sabe mais do que uma miúda de 3 anos?

Então fique a saber o que querem das bibliotecas os leitores da era digital (nativos digitais), aqui na voz da Abby.

Este vídeo foi criado para a promoção da conferência VALA2010 realizada a 8 de Fevereiro em Melbourne, Austrália.

[ Ler Mais ]

Prada 2010-11: visual de bibliotecária


Miuccia Prada apresentou na Milan Fashion Week a sua nova colecção Outono-Inverno 2010/11 que apresenta um visual muito feminino e sensual e que não anda muito longe do estereótipo de bibliotecária "à anos 60"... com os inevitáveis "óculos de bibliotecária" e os cabelos apanhados (só faltou um lápis a segurar o carrapito).

Quanto à legenda da imagem, o autor devia visitar mais bibliotecas! Contudo, e como é sempre importante atender aos interesses dos leitores... fica aqui o conselho para as bibliotecárias:
Para quem está a pensar ir às compras... veja outros modelos Prada para a estação

[ Ler Mais ]

Bibliotecas, Web e Literacia

Bibliotecas, Web e Literacia: construir recursos e serviços em comunidade
View more presentations from Pedro Príncipe.
Apresentação de Diana Silva e Pedro Príncipe (Universidade de Aveiro)

[ Ler Mais ]

I'm Here, (2010) - Filme

I'm Here é uma curta metragem de Spike Jonze, uma história de amor onde um bibliotecário cibernético é a personagem principal


O filme está disponível para visualização online gratuita, num site que imita a experiência de ir ao cinema: desde o exterior do cinema, ao final da projecção passando pela aquisição dos bilhetes, pela abertura do pano de cena e o próprio filme, constituem momentos da experiência audiovisual:

Site: www.imheremovie.com
(29 minutos - 2010)

[ Ler Mais ]

Revista Os Meus Livros vai regressar às bancas

A revista Os Meus Livros estará de volta às bancas em Maio. O revista surge agora com a chancela da CE Livrarias, empresa da Coimbra Editora.
«João Morales, que se mantém na direcção da revista mensal, realça a importância de um rápido regresso da banca às bancas, sublinhando que este negócio faz sentido para a rede de livrarias, já que esta "é uma revista que incentiva à leitura" e como tal "o comércio livreiro".
Da fase anterior, a equipa mantém-se "99% igual", tendo por base essencialmente colaboradores externos, mas o responsável promete algumas "surpresas na parte da opinião" que para já prefere não divulgar. Em termos de conteúdos, frisa Morales, Os Meus Livros irá manter "a mesma independência e equidistância editorial", tocando os diversos géneros literários e tipos de público. O projecto gráfico, periodicidade e preço de capa da revista (3 euros) permanecem idênticos.»
Os Meus Livros fechou em 2009 com uma média de circulação paga de 7.785 exemplares, menos 0,68% do que em 2008.

Fonte: meiosepublicidade.pt/2010/04/09/os-meus-livros-regressa-pela-mao-da-ce-livrarias/

Ver ainda: Blogue da revista Os Meus Livros

[ Ler Mais ]

Arquive-se!

Deve ter sido um daqueles dias:

Anúncio do ActiveBank (Grupo MilleniumBCP)
Informação interactiva, sem folhetos e sem blá, blá, blá. ActivoBank. Simplifica.
http://www.activobank.pt

Ver ainda: ActivoBank: a banca ubíqua, para as gerações 2.0
http://diario2.com/activobank-a-banca-ubiqua-para-as-geracoes-2-0-4227

[ Ler Mais ]

Conclusões do 10º Congresso BAD


Foi publicado, para comentário e sugestões de melhoria, o documento provisório de conclusões apresentado na sessão de encerramento do 10º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Contributos devem ser enviados até 12 de Abril.

[ Ler Mais ]