Avançar para o conteúdo principal

CataLivros: análise ao site

Cata Livros
Site: www.catalivros.org
«CATA LIVROS é o novo projecto desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA que utiliza a internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos.» (FCG)
Visualmente estamos numa casa com "salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos" em que os conteúdos estão acessíveis a partir de "pontos quentes" que se descobrem passando com o rato. É uma casa para os livros, onde se envolve o acto de leitura numa experiência multimédia
Um site para frequentarem mesmo que tenham mais de 15 anos e um local com "experiências fortes" para os jovens leitores. Agora resta esperar que os conteúdos aumentem com o passar dos meses e os utilizadores voltem muitas vezes! A promover e utilizar!

Análise do site

Aspectos positivos:
  • O facto de existir um site com estes objectivos e em português. Sublinhe-se... existe!
  • Qualidade gráfica geral muito agradável que o torna visualmente apelativo ao primeiro olhar.
  • Conceito de jogo e descoberta.
  • Interactividade e tarefas para os leitores/criadores, nomeadamente as ligadas ao livro do mês.
  • Ambição de criar conteúdos novos mensalmente.
  • Tem muito por onde crescer em termos de conteúdos pois é uma casa com muitos recantos!

Aspectos negativos
É um site jovem e em que os conteúdos ainda estão a ser carregados. Por aí não se irá comentar até porque não lhe falta ambição.
Em termos de utilização já se pode fazer uma análise detalhada! Se à primeira vista um adulto poderá ficar impressionado e uma criança deslumbrada existem várias coisas neste site que estão mesmo mal feitas e são facilmente detectadas depois de se andar por ali uns 15 a 20 minutos.
Umas são de carácter técnico e podem passar despercebidas a quem não for exigente, outras são mesmo ao nível do planeamento, aquelas coisas que se fazem com papel e caneta antes de se ligar um computador.
  • 1- Dimensão da área de jogo não acompanha o tamanho dos monitores. Tudo é encaixado numa consola de jogo o que é um conceito antiquado de animação multimédia e mais adequado a CD multimédia e não a sites. Sendo um site feito em Flash é de notar que seria perfeitamente possível fazer com que fosse redimensionado automaticamente para os tamanhos dos vários monitores. Aliás isso acontece em outras áreas do site! Daqui decorre que depois seja necessário apresentar alguns conteúdos em novas janelas, o que é uma falha grave!

  • 2- O site não respeita as regras de acessibilidade definidas pelo estado português. Não é um site informativo mas não pode ficar totalmente alheado de parte dos utilizadores potenciais. Por exemplo não existem informações textuais para os ícones nem balões de ajuda. Não é ampliável nem é acessível para invisuais. A opção pelo flash facilita muita coisa em termos de interactividade mas nem todos o podem ver... já para não falar dos possuidores do iPad!

  • 3- Navegação: não possui uma navegação interna tradicional devido ao conceito de jogo e descoberta. Mas por não podemos exagerar: existem alguns becos sem saída e por exemplo é difícil voltar ao início! Numa utilização escolar é preciso que exista facilidade em colocar todos os alunos num determinado ponto para depois se iniciar um desafio. Como está isso será de difícil execução, por exemplo numa biblioteca com uma turma nos computadores. Repare-se na imagem: para voltar à entrada é preciso esperar que o catavento surja no lado esquerdo (onde os vários ícones vão subindo) quando se tem no topo o logo sem link para a entrada!

  • 4- Os documentos áudio com as entrevistas são apresentados em novas janelas que são janelas vazias e a negro por serem ligação aos ficheiros. Tudo isto enquanto o som das animações do site continua a fazer-se ouvir porque estão na janela onde estávamos anteriormente. E não esperem que uma criança consiga gerir janelas ou se lembre de desligar o som da anterior para depois ouvir o da seguinte!! Porque não colocar o som da entrevista a um escritor numa janela com a imagem desse próprio escritor e algumas informações? Assim estamos a olhar para uma janela a negro! É bom ter acesso directo aos ficheiros mas bastaria depois ter um link a dizer "carregue aqui para guardar esta entrevista".
O melhor seria mesmo colocar as entrevistas em sites como o www.soundcloud.com e assim, ao lado do nome do escritor, apareceria essa entrevista acompanhada com um ícone com a cara do próprio escritor ou de um livro. Para além de ser mais agradável ouvir um som quando se tem a representação visual do som pois permite perceber quanto tempo falta para terminar!

  • 5- O som nem sempre desliga todos os sons. Por exemplo na zona de áudio desligar o som só desliga o do menu da esquerda. Os sons dos aparelhos da janela principal (uma autentica cacofonia) não se podem desligar! Será para obrigar a carregar em algum e avançar?!

  • 6- Para este site não existem redes sociais. É certo que o Facebook é para maiores de 13 anos e que o site é para até 15 anos (!) mas esqueceram-se da divulgação que as bibliotecas queiram fazer dos conteúdos específicos! Não me digam que ainda teremos de dizer à antiga: "vais ao Google pesquisas por Catalivros, carregas no 3 resultado depois passas com o rato no tecto e abre-se um alçapão para o sótão e depois carregas no projector de filme e na nova janela que vai abrir vês o filme! [s'tora, o que é um projector?].

  • 7- O 1º filme disponível no sótão é de má qualidade e estava desfocado pela compactação exagerada (o que não interessa nada, que eram os contornos do televisor, está nítido!). Inaceitável numa era em que até no youtube já se podem colocar vídeos de muito alta qualidade! Acresce que é visto numa nova janela, mais uma vez sem comandos de navegação. E naturalmente sem possibilidade de partilha nas redes sociais! Conseguiam muito melhor com o  Youtube ou o Vimeo (este melhor para ser utilizado por instituições). Mais ainda se quiserem ter muitos vídeos no futuro!


  • 8- O livro apresentado (completo!!) está em flash e é acompanhado de elementos áudio e animações. A leitura é mesmo muito difícil com uma navegação dentro da visualização muito fraca. Basta comparar com a experiência de leitura que se consegue com sites como o issuu.com , e que as escolas adoram, para se perceber que o resultado foi um fracasso. Os comandos para visualização da folha são inexistentes. No meu computador, depois de ter de carregar com o botão direito para ampliar de forma a conseguir ler (e eu que nem uso óculos) o texto da margem esquerda e topo simplesmente era cortado (a imagem apresenta o meu canto superior esquerdo!! E garanto que depois de ampliarem vai ser difícil navegarem para a página seguinte ou até voltar ao ecrã de escolha do livro!
Estas são as maiores falhas e as que terão de ser resolvidas rapidamente. Tal como está é giro e interessante mas não chega nem muito adequado a utilização escolar! Agora que o site está feito e online é altura de começar a analisar o que está mal e corrigir. Daqui a uns meses espero que esteja melhor!

Uma nota de humor a finalizar: o tradicional ícone das páginas "Em construção" é aqui bem mais criativo:

Pontuações (0 a 10 em que 10 é melhor):
  • Grafismo: 8
  • Navegação: 4
  • Acessibilidade: 0
  • Multimédia: 6
  • Conteúdos: 6
  • Aplicação escolar: Promoção da leitura = 8

Comentários

Sindy disse…
Adorei o post. Agora vou conhecer o site.
[]s
Sintian

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson